Todas as empresas passam por ciclos de vida semelhantes. Ao estabelecer o ponto no qual seu empregador em potencial está neste ciclo, fará com que você foque sua investigação e ajudará a decidir se é realmente onde quer trabalhar. Isto certamente o auxiliará muito em seu processo de Recrutamento e Seleção.
Startup: evidentemente, trata-se de um novo empreendimento. O desaparecimento de muitas startups da Internet trouxe uma má reputação a este tipo de empresa, pois há muitas vantagens em estar nos “primórdios”, e em poder partilhar o desenvolvimento e sucesso de uma companhia.
Crescimento: uma startup de sucesso, em seguida, passa por um período de crescimento. A maioria das pessoas que começa neste tipo de empresa tem em mente, desde o início do projeto, um tamanho ideal ou alcance do produto, embora isto possa evoluir, conforme o sucesso. Por exemplo, muitas empresas são limitadas, inicialmente, por seu capital. Uma pequena empresa de publicidade não pode se dar ao luxo de assumir a conta de uma presença global. Do mesmo modo, a filosofia de uma empresa de ter o produto à mão pode limitar a produção para um número relativamente pequeno de unidades anualmente. O sucesso do empreendimento tende a aliviar problemas de capital, fazendo com que a empresa continue a crescer.
Redução: a empresa encontra um obstáculo. O mercado para um produto ou serviço declina, ou alguém introduz algo novo e mais rentável, e a empresa começa a decair. Um bom analista de negócios poderá sugerir formas de “ficar de fora” disso, como, por exemplo, a terceirização de alguns serviços ou o reagrupamento de alguns departamentos, mas normalmente há apenas duas saídas: a diversificação ou o declínio.
Diversificação: a alteração de uma atividade central como resposta a uma necessidade do mercado ou inovação tecnológica é de bom senso para os negócios da empresa. Por exemplo, há alguns anos uma empresa cuja atividade principal era fazer filmes poderia se diversificar em produzir equipamento de processamento digital. Vários dos grandes fabricantes de aparelhos telefônicos também começaram a fabricar telefones celulares, e assim por diante. Uma diversificação bem sucedida pode significar para a empresa voltar ao seu estágio inicial ou de crescimento.
Declínio: uma diversificação tardia ou pequena provoca o declínio de uma organização. Esse processo pode acontecer de maneira rápida ou lenta. O gerenciamento do declínio é também uma opção de carreira que exige habilidade e sensibilidade:trabalhar na recolocação de profissionais bem sucedidos, venda ou desativação de edifícios corporativos, e liquidação de contas.
Os ciclos da vida corporativa e você
Identificar onde está o ciclo de vida da empresa pode ajudar a decidir se ela será boa para você. Se você é jovem, enérgico e entusiástico, poderá ter boa chance em uma startup, quem se importa se tiver que trabalhar a noite toda, se estará construindo uma grande equipe e um grande perfil profissional. Se você tem responsabilidades familiares, poderá preferir a relativa segurança de uma empresa que está em crescimento. E se você é uma pessoa de ideias, foque o potencial em uma empresa de diversificação, em pouco tempo você poderá estar na gestão da empresa.