Parece óbvio, mas uma das maneiras mais fáceis e acessíveis para aprender sobre uma empresa é a partir de seu website. Ele não somente mostrará o quão conveniente ao usuário é a organização, mas dará também uma visão de como ela é vista no mercado. Com tal atitude proativa, certamente terá maiores informações para seu processo de Recrutamento e Seleção.
Verifique as seguintes áreas específicas:
Posição no mercado: “temos escritórios em 17 países em três continentes”, é completamente diferente de “Nós somos os maiores revendedores dos produtos X, no Rio Grande do Sul”. Você precisa saber se está se candidatando a uma empresa de primeira linha, uma multinacional, ou algo neste nível. Essas informações podem ajudá-lo a formular perguntas e identificar as diretrizes que a organização está seguindo.
Quem é quem: uma empresa líder fará uma relação de seus CEOs ( Chief Executive Officer), diretores e outros membros de chefia com suas respectivas áreas de atuação, especialização ( expertises) e interesses. Você também deve procurar as palestras que foram realizadas, os press releases publicadas pela imprensa e os lançamentos. Isso pode dar uma visão dinâmica da empresa: Quantos CEOs são mulheres? Quantos diretores são de meia idade? Homens? Quantas pessoas importantes têm formação acadêmica ou formação técnica sólida?isso tudo é útil, são informações que o ajudarão a avaliar sua colocação.
Vagas: pode muito bem haver uma página de cargos a serem preenchidos, inclusive o que está interessado. Confira quantos existem em relação ao tamanho da organização este é um indicador de alta rotatividade ou de que a organização está se expandindo rapidamente? É possível descobrir uma vaga que lhe interessa em mais de uma área da empresa.
Produtos e serviços: você pode se surpreender com a gama de produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Faça uma busca para saber todas as áreas em que ela está envolvida. Um bom conhecimento sobre isso será muito útil para a entrevista. Faça uma busca se há uma área dedicada aos “novos lançamentos” ou aos lançamentos futuros, de modo que você possa falar sobre eles em sua entrevista, demonstrando que você tem interesse e bom conhecimento sobre a atuação da empresa no mercado atualmente.
Relatórios da empresa/informações para acionistas: isso vai lhe poupar pais pesquisas se este tipo de informação estiver disponível no site. As multinacionais tendem a incluir isso, empresas menores não. Assim, você pode obter um bom controle sobre a rentabilidade, além de crescimento e outras questões que podem ser importantes para decidir se esse é o lugar certo para você.
Contatos na imprensa: se há um link para a imprensa, mídia ou jornalistas, utilize-o para fazer perguntas que não estejam disponíveis em nenhuma parte do site. Por exemplo: “quantas pessoas estão empregadas em X?” ou “Quando é que CXP10 estará disponível nas lojas, ou posso comprar diretamente de você?”Este é provavelmente o canal onde a maioria das notícias pode ser encontrada.
Ética: pode haver uma declaração sobre ética empresarial, especial em companhias de maior porte, ou aquelas que tendem a ter um perfil menor na mídia. Por exemplo, empresas de gasolina vão se posicionar da melhor forma possível à luz do meio ambiente. Muitas empresas locais podem apontar o que fazem pela comunidade. Tais informações revelam um compromisso da empresa maior do que simplesmente aumentar os lucros dos seus acionistas.
Eventos para funcionários: pode ter imagens dos eventos corporativos. Esse tipo de informação permite que você saiba que a empresa valoriza seus funcionários e suas famílias; você pode ter um insight sobre o estilo da companhia. Um evento Black tie para casais envia uma mensagem completamente diferente que uma tarde familiar em um boliche, por exemplo pode haver a possibilidade da empresa não oferecer eventos, e sua vida social tende a se desenvolver em torno dos seus colegas de trabalho, nesse caso, é melhor saber logo.