Recrutamento e Seleção: elementos essenciais da entrevista.
O termo “entrevista” é muito abrangente, indicando desde um bate papo informal até uma série de testes e exercícios com dois ou três dias de duração e situações diversas entre eles. Percebemos as infinitas possibilidades deste tema quando estamos em processo de Recrutamento e Seleção.
Quanto mais você sobe a “escada” corporativa, e mais importante se torna para os empregadores encontrar a pessoa certa para ocupar um cargo em aberto na companhia, maior será a probabilidade de ter de negociar as possibilidades passando por várias fases do processo de entrevista. Segue uma relação dessas possíveis situações e modos de passar por eles, em direção às próximas fases.
Em cada etapa você deve mostrar interesse em participar plenamente do processo, tendo entusiasmo e profissionalismo em quaisquer atribuições e tarefas exigidas.
Conversa informal: um anúncio de recrutamento poderá convidar os candidatos interessados a telefonar tanto para a empresa e conversar sobre uma possível abertura de cargo ou fazer uma visita ou escritório para conhecer o local e discutir as possibilidades, informalmente. Depois de ter visto as instalações físicas e ter tido esta conversa, você poderá decidir por enviar um pedido formal ou desfazer seu interesse na empresa.
Entrevista formal: você enviou seu currículo ou preencheu um formulário de solicitação de emprego. Agora passará por uma entrevista, que poderá ser do tipo individual, após a qual existe a probabilidade de receber o convite para trabalhar na empresa, ao mesmo tempo em que pode ser o primeiro grande obstáculo para garantir a contratação. É a ocasião para vender seu trabalho e fazer as perguntas certas e determinar se este é realmente o lugar onde você quer trabalhar. Geralmente, uma entrevista formal é feita por um único entrevistador: o Gestor, recrutador ou alguém do RH.
Apresentação: dependendo do seu desempenho na entrevista, podem solicitar que você faça uma apresentação para outros executivos; faça uma palestra ou conduza um treinamento demonstrando sua facilidade em se expressar em público.
Segunda entrevista: você pode não ter de fazer uma apresentação, mas poucos empregos hoje em dia são decididos em uma única entrevista. O cenário mais provável e que você tenha uma entrevista formal e, em seguida, receba o convite para voltar e conversar mais. Esta é a oportunidade de se certificar que estão realmente lhe oferecendo o cargo. Faça perguntas sobre a organização e seus objetivos, qual sua provável contribuição para o sucesso da companhia, pacotes financeiros, ou outros. Tire proveito desta atmosfera mais relaxada para descobrir tudo o que puder sobre a empresa e seus colaboradores.
Encontre colegas em potencial: até o momento, a empresa tem demonstrado estar seriamente interessada, e a equipe será apresentada a você. Essas pessoas não pertencem à alta direção, mas será com elas que trabalhará diariamente. A equipe é aberta e amigável? Você sentiu alguma hostilidade?
Formação de Equipe: a empresa está contratando uma equipe totalmente nova. É possível que haja 20 candidatos acima de seus parâmetros e a empresa deseja ter um time dinâmico e eficiente de cinco pessoas para trabalharem juntos. Esteja ciente de que durante este tipo de exercício você será alvo de constante e minuciosa avaliação; portanto, aproveite para usar todas as suas habilidades em observar a dinâmica de grupo.
Qualquer que seja o cenário, sua tarefa é chegar ao próximo obstáculo com êxito ou, lembrando que as entrevistas são um processo de duas vias, para decidir que esta não é a posição certa para você neste momento.