Dicas da HR Hunter Consultoria de RH:

Etiqueta e comportamento para participar do processo seletivo.

Muitas são as dúvidas quanto a etiqueta que os profissionais precisam ter ao receber um convite para participar de uma entrevista.

Quais são os comportamentos que garantirão a permanência do candidato até o fim do processo? Algumas “escorregadas” poderão ser fatais, principalmente aos jovens que iniciam sua busca no mercado de trabalho.

Se seguir estes conselhos, suas chances aumentarão consideravelmente.

1. Caso você tenha sido contatado por algum profissional de Recursos Humanos via telefone, a primeira coisa importante a fazer, é:Anotar o endereço, nome da pessoa que fará sua entrevista. Não confie jamais em sua memória neste momento!
2. Caso a empresa tenha entrado em contato com você via e-mail, é preferível que você responda ao e-mail imediatamente, confirmando o encontro. Mas atenção, você precisa ler atentamente o email e verificar se a empresa informou a data, a hora, o endereço e o nome da pessoa que irá entrevistá-lo. Responda da forma mais simples possível, seja cordial e o não cometa erros de ortografia.

3. Assim que você tiver confirmado o encontro com a empresa, procure se informar imediatamente, sobre as principais atividades, como por ex: acessar ao site, identificar o segmento e atividade da empresa e quaisquer outras informações que conseguir encontrar para que possa responder a possíveis questionamentos e o mais importante: fazer perguntas sobre a empresa.

4. Uma outra dica é: aparência! Capriche na sua vestimenta, no cabelo, no perfume. Já recebi candidatos que estavam com um visual caprichado, mas não cheiravam bem e depois, no desenrolar da entrevista, descobri que o profissional se deslocava de moto. Assim, quem tem a moto como veículo de locomoção, sugiro que no dia da entrevista deixe-a em casa, pois a poluição fica na roupa, no cabelo e isso poderá atrapalhar a impressão que irá causar no entrevistador!

5. Nada de brinco ou piercing ou tatuagem à mostra para comparecer a uma entrevista de emprego. Algumas empresas descartam candidatos caso tenham tatuagem aparente.

6. Mau hálito: nada de fumar antes da entrevista. Candidatos são descartados por terem hálito ruim. Dica para saber como está seu hálito: passe sua língua no dorso da mão e depois cheire, este será o cheiro que sua boca exala. Tente pegar a parte mais interna da língua.

7. Um dia antes da entrevista não faça excessos com comida. Certa vez tive uma candidata que teve que participar do processo seletivo de fraldão. Isto mesmo, fraldão, pois estava com o intestino ruim e não quis marcar a entrevista para outro dia com receio de perder o time do processo.

8. Cada entrevistador tem seu estilo próprio de fazer perguntas. Alguns deixam o candidato tão à vontade que ao final da entrevista está dando gargalhadas altas. Depois que é descartado do processo, não consegue entender o motivo, afinal a entrevista foi tão divertida!

9. Cuidado com a ansiedade. Perceba o momento de parar de falar. Certos candidatos tem tanto conhecimento e tanto desejo de mostrar seu conhecimento que não conseguem fazer a leitura que o entrevistador está cansado de tanto ouvir vitórias e quer encerrar a entrevista. depois que é descartado, se pergunta: por que será que não fui aceito? Mostrei todas as minhas qualificações! Pois é, mostrou demais, pode mostrar menos um pouco!

10. Ligar insistentemente para a empresa para receber um feedback. Não existe fato mais desagradável do que o candidato que liga insistentemente para saber do processo. Aguente firme e espere 2 semanas para entrar em contato ou o tempo estipulado. Os processos são demorados mesmo. Levam sempre mais tempo que o desejado, principalmente quando estamos buscando uma recolocação. Mas tome um suco de maracujá e fique calmo.

Patrícia Ventura

Tags: pesquisa de clima qualidade de vida liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.