Nós, que atuamos em Consultoria de Recursos Humanos, nos deparamos algumas vezes com candidatos que sofrem de ansiedade. É nítida a certeza do nervosismo percebido através de mãos suadas e trêmulas, fala engasgada, andar sem graça, enfim, por mais que o candidato tente esconder suas emoções, elas são visíveis!
Então, como lidar com esta ansiedade? O candidato angustiado pode nos perguntar!
Inicialmente acho interessante esclarecer que a ansiedade é apenas uma reação natural do nosso organismo, faz parte de nossa luta natural pela sobrevivência.
A ansiedade será considerada anormal se sua intensidade for exagerada e que passe a prejudicar a vida e o dia a dia das pessoas. Se isso começar a ocorrer, aí sim é preciso da ajuda de um profissional.
Segundo psicólogos, a ansiedade e o medo têm relação e estão muito próximos. Em alguns casos nem mesmo essa diferença é possível de distinguir, mas a diferença entre eles consiste no fato de que o medo vem da decorrência real e palpável, já a ansiedade tem um caráter mais subjetivo e psicológico. O grande sintoma da ansiedade, que é uma “doença” de característica psicológica é o desencadeamento mostrado no campo físico, provocando assim sintomas reais e físicos como coração acelerado, tensão muscular, dor de cabeça, tremores, entre outros e se esses sintomas se tornarem recorrentes e intensos podem ser classificados como Síndrome do Pânico.
Em casos não graves de ansiedade os tratamentos ocorrem através de técnicas de relaxamento, exercícios que tem como objetivo o autoconhecimento e controle do organismo, como por exemplo: a yoga. Existe inclusive medidas como um sono mais saudável e atividades que provoquem a sensação de prazer para o indivíduo, também medidas alternativas como as terapias interpessoais, cognitivas e comportamentais.
Essas terapias relacionadas com autoconhecimento e relaxamento podem indiretamente melhorar e controlar a ansiedade, porém elas apresentam resultados em longo prazo. Por isso, se a pessoa necessita de tratamento imediato ou em curto prazo, existem medicamentos que já tiveram sua eficácia comprovada no tratamento de transtornos e também no tratamento contra ansiedade.
Para finalizar, paira no inconsciente coletivo de que tanto os selecionadores quanto os headhunters e Consultores de RH ao fazerem as entrevistas nos candidatos, buscam encontrar defeitos nos mesmos a fim de eliminá-los do processo. Fato este que auxilia os candidatos a sentirem-se tensos e nervosos no momento da entrevista.
Ledo engano!
É de extrema satisfação quando descobrimos em determinado candidato o perfil mais próximo do solicitado por nosso cliente.
Assim, aproveitem o momento da entrevista para mostrar todas as suas qualidades!
Tags: pesquisa de clima qualidade de vida liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes