Saber ouvir….competência tão importante que todo líder deveria praticar e nós Recrutadores, deveríamos ficar atentos nos processos de Recrutamento e Seleção para não deixar esquecida esta competência tão importante. Afinal, ao líder são exigidas tantas competências! Vamos então incluir mais esta!
As redes sociais alteraram de maneira definitiva e as formas de como as pessoas relacionam-se. Se hoje temos mais “amigos” em nosso Facebook, LinkedIn ou Tweeter, temos menos “amigos” que vemos, convivemos, sentimos. Hoje, “falamos” mais pelas redes sociais, nos abrimos, nos expomos. Mas o quanto estamos sendo ouvidos de fato e, mais que isto, o quanto estamos ouvindo?
Vivemos num mundo onde o acesso às informações é cada vez mais rápido e temos em nossas mãos tudo o que acontece em qualquer canto da Terra em frações de segundos. Nosso cérebro recebe muito mais informações do que recebia há anos (ou meses, dias, horas) atrás e este turbilhão de informações que chega até nós atualmente, nos dá a sensação de que o mundo parece turbulento, em constante mudança, instável, em ebulição, um mundo com pressa. E esta pressa vai para dentro de nossas cabeças e norteia nosso comportamento para nos adaptarmos a esse mundo.
Saber ouvir é a base da empatia, tão fundamental em uma relação e tão banalizada nas relações.
Vamos agora focar no mundo corporativo, na relação entre líder e liderados: como anda o nosso saber ouvir, e, especificamente o seu saber ouvir, líder?
Comecemos pelo básico, você, líder, diz “Bom dia!” aos seus colegas e os ouve responder ou os cumprimenta correndo e quando alguém responde você já está virando o corredor? Deu as costas para ele?
Você olha nos olhos de seu colaborador, pergunta como vai e se preocupa com ele ou passa correndo, de cabeça baixa, porque tem um monte de “assuntos urgentes” que precisam ser resolvidos?
Você ouve seu colaborador quando ele quer lhe dar uma ideia ou você é tão inacessível (bom demais e autossuficiente) que deixa um monte de propostas de melhorias ficarem enjauladas na cabeça dele, apenas porque você não dá ouvido a ele? Você é capaz de pedir a opinião de seus colaboradores e ouvi-los na concepção dos planos da área? E sobre ele mesmo? Você para e ouve seu colaborador falar sobre seus sonhos, as carreiras que gostaria de trilhar, uma nova competência que queira desenvolver?
E, num sinal de abertura total, você pede ao seu colaborador que lhe dê feedback sobre os pontos que você, líder, precisa melhorar?
É não é fácil ser líder e muito menos SABER OUVIR, mas quem quer exercer a liderança em plenitude, precisa urgentemente dar ouvidos à sua equipe, gerando um clima positivo, um ambiente de trabalho favorável, aumentando o comprometimento dos colaboradores e obtendo o máximo de cada um.
Para saber ouvir é necessário exercício, prática, disciplina. Não é fácil, mas é possível e necessário.
Comecemos, então, a ouvir mais e tornar as relações mais humanas e próximas e menos superficiais e virtuais.
Texto adaptado pela HR Hunter