Outplacement para a base da pirâmide

Outplacement para a base da pirâmide  

O serviço de outplacement, oferecido pelas empresas principalmente para cargos mais elevados – de nível executivo e gerencial –  está chegando à base da pirâmide.  Algumas consultorias já estão oferecendo ajuda para recolocar funcionários de nível operacional demitidos das empresas, demonstrando uma preocupação crescente com a responsabilidade social.

O outplacement foi criado nos EUA, na década de 60, para auxiliar cientistas e engenheiros demitidos durante a crise no setor aeroespacial e de eletrônicos.  O método chegou ao Brasil em meados da década de 80. Já em 90, o país recebeu as primeiras empresas especialistas no assunto. Esse tipo de serviço visa humanizar as demissões através de um trabalho oferecido ao executivo envolvido em um processo de demissão. E é visto com bons olhos, tanto pela organização quanto pelo executivo.

O outplacement está se popularizando e as empresas, de todos os setores e tamanhos, estão buscando esse tipo de serviço. O Balcão de Empregos.com, consultoria de RH para pessoas de baixa renda, lançou recentemente um programa que oferece encaminhamento profissional em áreas operacionais. Uma nova visão, não apenas focada para executivos, mas em todos os funcionários, independentemente do cargo.

Segundo Verônica Lopes de Jesus, Diretora Executiva da rede de franquias Balcão de Empregos.com, a ação representa um importante diferencial competitivo, capaz de minimizar os impactos do desligamento. “Mesmo não necessitando mais dos préstimos daquele funcionário, o demissor avaliza sua candidatura a um novo posto, oferecendo apoio de especialistas para que ele redefina a trajetória profissional”, explica.

Além disso, o programa assegura aos funcionários remanescentes, nos vários escalões, que a empresa tem adequada sensibilidade humana, que é orientada e está comprometida não apenas com a saúde econômico-financeira dos negócios, mas principalmente, com o desenvolvimento e o enriquecimento de seus membros.

O serviço prestado é cobrado da empresa. O colaborador desligado, durante o período do plano solicitado, poderá usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo serviço, entre eles: auxílio na estruturação de currículo; inclusão do currículo no site; divulgação e exposição do currículo a milhares de empresas conveniadas e vagas anunciadas; e atendimento pessoal e personalizado que esclarecerá dúvidas e dará dicas que aumentarão as suas chances de se recolocar no mercado de trabalho. “Isso tudo ajudará esse profissional a reconquistar, rapidamente, a autoestima, geralmente abalada nos momentos pós-demissão”, afirma Verônica.

Fonte: Relatório RH

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.