Qual é mesmo o significado do trabalho para você?

Qual é mesmo o significado do trabalho para você?

 

Confesso! Essa pergunta ainda me incomoda. Trinta anos de mundo corporativo não são suficientes para aquietar uma alma em busca de significado. Há sempre aquele momento em que a plena consciência castiga a indecisão humana. Todos os dias, a vida exige uma definição.

Meus pais sempre foram ótimos empregados, cada um na sua área de atuação. No tempo devido, ambos aposentaram-se aparentemente felizes, carregados de sonhos e esperanças, aliviados por terem cumprido mais um ciclo.

O significado do trabalho para eles nunca teve uma conotação diferente de manter o emprego seguro, tranquilo e estável até o dia de se aposentar, na mesma empresa onde iniciaram suas modestas carreiras de mecânico e professora.

No início, a gente se imagina médico, advogado ou engenheiro de sucesso. O que você vai ser quando crescer? Há quarenta anos, tudo, menos um empreendedor de sucesso. As empresas daquela época não precisavam de concorrência. O que elas mais precisavam eram de pessoas comprometidas e engajadas na sua causa, não na minha.

Aos 18 anos ninguém sabe o que quer. O mercado não valoriza mais o ensino médio. Em tempos de concorrência dura, ensino médio passou a ser o básico em qualquer profissão. O consumismo desenfreado de diplomas, em todos os níveis da educação, empurra-nos para vários caminhos e nem sempre é aquele que o coração escolhe.

Com o canudo na mão vem um novo dilema: era isso mesmo que eu queria? Onde estão aquelas centenas de empresas que receberam o meu currículo e ainda não se beneficiaram do meu inestimável talento? Minha vontade era empreender, mas, por alguma razão, fui convencido a procurar emprego, afinal, eu estudei tanto.

Talento todo mundo tem. Preparação nem todos. Oportunidade é algo bem mais complexo do que você imagina. Você tem todas as qualidades do empregado mais desejado na face da Terra, entretanto, as oportunidades abre se para todos os amigos, menos para você.

Em qualquer lugar existe um componente chamado “pressão financeira”. Todo sonho vai bem enquanto você não precisa se humilhar para sobreviver e manter as contas em dia. A parte boa de tudo isso é que a dor faz a gente remoer as ideias e sair da zona de conforto.

Podemos nos manter satisfeitos em qualquer profissão na medida em que nosso trabalho é construído sobre interesses econômicos, mas isso não garante a satisfação por completo. É como pilotar um carro alheio. Você gosta de dirigir, mas não foi você quem comprou.

Uma boa maneira de descobrir se você está no lugar certo passa por uma profunda autorreflexão. O que você faz e a empresa onde atua corresponde ao verdadeiro significado do trabalho?

O que você faz da vida? Trabalho na Apple. Note que a pergunta não é sobre onde você trabalha, porém a maioria entra no piloto automático e define a empresa em primeiro lugar. No mundo onde a ditadura do cargo impera, soa melhor encher a boca para dizer “eu trabalho na Apple” do que “sou o empresário que faz o melhor cachorro quente da cidade”.

Você pode fazer do trabalho um emprego, em troca de um simples salário, com o mínimo de comprometimento e satisfação pessoal. Você pode utilizar o trabalho para impulsionar sua carreira, motivado por um forte desejo de sucesso, realização pessoal e status. Você pode também atender a um chamado e colocar a vocação – um talento natural – para defender uma causa e levar adiante aquela ideia capaz de promover o bem-estar das pessoas e mudar o ambiente ao seu redor.

Arranjar um trabalho que faça a vida valer a pena é um desafio que vai acompanha-lo até os últimos minutos, quando você não puder mais olhar para trás, a tempo de se arrepender por não ter feito um pouco mais do que poderia.

Pense nisso, seja um empreendedor de si mesmo e trabalhe feliz!

 

 

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.