Para que possamos ter uma atuação simples e um desempenho eficiente como resultado, é necessário que a própria ferramenta de análise seja compatível. O Assessment Center / Talent Pool é esta ferramenta, uma vez que se trata de um sistema de análise “personalizado” para o negócio de cada empresa, capaz de compreender as nuances particulares dos mercados em que se atua, dos clientes específicos atendidos (ou pretendidos), capaz de respeitar a cultura e os valores da organização e de ser flexível no prognóstico das possíveis modificações. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que os resultados deste método realmente impactem na corporação, tais como:
- Definição de quais são as competências (conhecimentos, skills, atitudes) relevantes e ideais para o negócio de sua empresa e que nortearão todas as medidas de análise a serem aplicadas e os programas de desenvolvimento sugeridos.
- Projeção real dos planos de Desenvolvimento e Treinamento que serão empreendidos após o Assessment Center / Talent Pool, definindo claramente as responsabilidades pertinentes à autogestão da carreira e quais serão os investimentos da empresa.
É de vital importância que o Assessment Center / Talent Pool seja tratado como um método de investigação, detentor de objetivos claros e transparentes e voltados ao diagnóstico dos gap’s e do potencial de desenvolvimento dos profissionais avaliados, nas competências do negócio – presentes e futuras. Não deve ser encarado como um modismo, nem como justificativa para decisões baseadas na análise de resultados de performances anteriores.
O Assessment Center / Talent Pool como ferramenta de prognóstico e de desenvolvimento demonstra que a organização prioriza seus talentos e reconhece que os recursos acabam, mas Talento é potencial.
Fonte: Sandra Moreira / Consultora do Instituto MVC