Em tempos de crise, retrair é um erro

Em tempos de crise, retrair é um erro

É preciso que os empresários compreendam que a retração de ações neste cenário apenas irá agravar a situação da organização O mercado está em crise, isso é fato! A inflação brasileira deve fechar o ano com o índice de 9,75% – mais que o dobro de 4,5% que era a meta oficial do governo. Mas, por que algumas empresas estão conseguindo se sobressair neste cenário de alta criticidade? A resposta é simples: inovação. É preciso que os empresários compreendam que a retração de ações neste cenário apenas irá agravar a situação da organização. A recomendação é  parar e fazer uma leitura objetiva e criativa do cenário, devendo-se neste momento identificar as forças e fraquezas da organização, analisar de forma cuidadosa o que a sua empresa possui de positivo e negativo nas áreas de atendimento, processos, tecnologia, produtos, serviços, preços e comunicação. Faz-se importante também avaliar o que o macroambiente oferece como oportunidade ou ameaça – aqui é oportuno considerar pontos como economia, tendências, comportamentos e cultura. Neste atual momento investir em modernização, criatividade e atendimento no ponto de venda poderá render ao empresário um bom retorno. Pense em o que você pode oferecer de diferente ao cliente e que o seu concorrente não está ofertando. Lembre-se que, tudo em sua loja deve gerar uma experiência positiva ao cliente. Gosto muito de reforçar que criar experiências positivas e inovar não é algo a ser realizado apenas pelas grandes organizações – empresas de todos os tamanhos podem fazê-la. Gosto de citar como exemplo o Pipoqueiro Valdir, que busca criar uma experiência diferente e positiva aos seus clientes. Separei algumas ações simples desenvolvidas pelo pipoqueiro mais famoso do Brasil e que podem ajudar a sua empresa no dia a dia: Atendimento: sempre cortes e proativo. Qualidade do Produto: padronizada, com constantes análises para novas melhorias.   Higienização: nenhum contato manual com os insumos da produção, vestimenta totalmente branca para atestar a higiene, roupas trocadas diariamente, limpeza diária do carrinho e utensílios com detergente neutro e álcool. Carrinho de pipoca: personalizado com a marca do pipoqueiro Cortesia: inovação com entrega de kit higiene ao cliente proporcionando o maior conforto dos clientes, é entregue gratuitamente a todos os clientes um pequeno pacote plástico contendo: um guardanapo branco; um palito de dente embalado individualmente e uma bala de hortelã de ótima qualidade. Para encerrar, gostaria de resgatar um pensamento do Steve Jobs: a inovação é o que distingue um líder de um seguidor. E então, a sua marca está inovando ou seguindo a crença limitante da crise? Texto escrito por: Fernando Coelho

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.