Em tempos de competição cada vez mais dura dentro das empresas, a meta de muitos profissionais não é mais apenas se tornar uma peça importante, e sim um líder.
A função de um líder é apresentar soluções, inspirar os outros funcionários e ser uma referência dentro do ambiente de trabalho.
E pensando nesse perfil, algumas empresas estão criando treinamentos específicos e planos de carreira voltados para o desenvolvimento de líderes dentro de casa.
Caroline tem só 21 anos, mas fala com a maturidade de quem sabe o que quer da vida. “Acho que a meta é nada menos que transformar sua ambição, e eu acho que para a gente chegar onde a gente quer tem que se planejar a médio, curto e longo prazo”, declara Caroline Antunes, estagiária.
E foi se planejando que ela se decidiu: quer ser uma líder no futuro da empresa.
Caroline trabalha Na P&G, uma das maiores multinacionais em bens de consumo do mundo e que, há vários anos, criou um plano de carreira sem prazo de validade.
Na empresa, o funcionário que entra já sabe que para evoluir é preciso somente um requisito: conquistar por mérito próprio.
“Você é um estagiário e você tem algumas dúvidas, ou você quer trabalhar determinadas habilidades, você pode ter um mentor nessa área específica para te ajudar a direcionar”, orienta Marcela Pereira, gerente de RH.
Mandar, exigir, cobrar com autoridade? Não. Ser líder é outra coisa.
“A gente tenta diferenciar você ser chefe de você ser líder. O líder é aquela pessoa que vai te motivar, vai motivar o seu time, e vai sempre buscar o algo a mais. Verso àquela coisa de ter um chefe, ter alguém que me manda fazer as coisas”, explica a gerente de RH.
Ser líder é, também, se espelhar na experiência dos mais velhos. Aquele que hoje lidera, um dia aprendeu com o próprio chefe. Desenvolveu habilidades e, agora, é capaz de comandar uma equipe com toda a segurança e a motivação de um bom líder.
Os gestos mostram tudo: motivada, apaixonada pelo que faz e… líder. Isabela começou estagiando na P&G. Sete anos depois comanda uma das áreas de marketing: “Um bom líder tem muito clara qual a visão para onde ele quer levar o seu negócio e as suas pessoas. E por outro lado, ele sabe trabalhar individualmente com cada pessoa do seu grupo e fazer com que elas estejam na sua performance máxima para entregar naquela visão, respeitando os pontos individuais de cada um”, explica Isabella Zakzuk, gerente de marketing.
Agora, Caroline, o futuro promissor, só depende de você. Como ela se imagina daqui a 20 anos? “Dando essa mesma entrevista na função de líder”, afirma a estagiária.
Fonte: Site www.g1.globo.com