Entrevista de emprego

Entrevista de emprego

Estamos vivendo num ambiente em constantes mudanças, como crise econômica, grande índice de desemprego, empresas sendo fechadas e etc. Onde ora estamos empregados, crescendo profissionalmente, ocupando vagas que desejamos, ora nos encontramos fora do mercado de trabalho, e em busca de uma recolocação profissional.

Porém em contrapartida, existem muitas pessoas em busca de seu primeiro emprego, mesmo sem ter experiência profissional, buscam a todo custo uma vaga no mercado, como um meio de sustento ou um meio de pôr em prática conhecimentos que foram adquiridos ao longo da vida, na escola, na faculdade e etc.

Mas, ambos se encontram na mesma situação. E como estão em busca de um emprego, é preciso elaborar um bom currículo, para impressionarem as empresas que desejam trabalhar, para que então sejam chamados para a tão temível entrevista, sendo definida como uma das etapas da seleção que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito de cada profissional participante.

A entrevista é uma forma de analisar como o profissional leva sua vida pessoal e sua carreira, quais valores possui e se estará apto ao cargo e ao ambiente de trabalho que a empresa tem a oferecer. E é sem dúvida a etapa mais importante da seleção, pois é nessa hora que cada concorrente à vaga, estará cara-a-cara com entrevistador, cada um deverá vender seu peixe, está bem apresentado. Já que a primeira impressão é a que fica. É importante saber que é tão importante vestir-se bem quanto ter segurança no que falar.

Nesta hora o entrevistador que tirar o máximo possível de informações de cada candidato, já que ele que conduz toda a entrevista afim de saber quem tem o perfil para ocupar a vaga disponível. Então é importante ter em mente todas as informações contidas no currículo, para que a apresentação seja o mais transparente possível, afim de impressionar e conquistar a vaga tão almejada.

Estejam sempre prontos para responder todas as perguntas, mencionar suas qualidades e defeitos, mostra que você sabe muito de si, ao falar sobre suas competências é bom trazer sempre um exemplo real, isso traz muita credibilidade, porém é importante não decorar o que você vai falar, pois pode deixar sua fala muito robotizada, fazendo com que sua entrevista fique muito a desejar.

Dominar o teor da entrevista do começo ao fim, é uma arma poderosa, pois, muitas das vezes os entrevistadores estão mais atentos a segurança no falar, do que nas respostas que estão sendo dadas. Então passar pela etapa da entrevista é o conjunto de tudo isso, currículo bem elaborado, aparência, segurança ao falar, e etc. Outra arma importante é saber quem é a empresa que se deseja trabalhar, quem são seus clientes, e quais são seus produtos ou serviços, pois esta é uma forma de você mostrar que realmente se interessa pela vaga, o que pode sem dúvida definir sua contratação.

 Artigo escrito por Joana Dark da Silva

 

 

 

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.