Dicas da HR Hunter – Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro:
Erros na entrevista de emprego
Não é preciso ser um especialista em processos de seleção para saber que atender ao celular durante uma entrevista de emprego é um deslize que pode custar o futuro de sua carreira. Mesmo assim, de acordo com pesquisa do Career Builder, este é um dos erros mais comuns durante um processo de seleção.
Ao todo, 77% dos recrutadores entrevistados afirmaram já ter presenciado isso em uma entrevista.
Mas as gafes não terminam por aí. Vestir-se de uma maneira incorreta e criticar o atual emprego também foram apontados como deslizes mais destrutivos na entrevista de emprego. Veja o ranking:
Erro na entrevista de emprego Número de recrutadores*
Responder a uma ligação ou sms 77%
Mostrar desinteresse 75%
Vestir-se de maneira incorreta 72%
Mostrar arrogância 72%
Falar mal do atual ou antigo emprego 67%
Masclar chiclete 63%
* quantidade de recrutadores que apontaram como um erro destrutivo para a entrevista
Há pessoas, contudo, que ultrapassam o limite do grosseiro e assumem comportamentos capazes de deixar qualquer recrutador de cabelo em pé. Confiram abaixo quais foram as posturas que mais assustaram os headhunters participantes da pesquisa do Career Builder:
- Trazer para a entrevista um livro com dicas para encarar uma entrevista de emprego
- Perguntar: “Qual é esta companhia mesmo?”.
- Interromper uma entrevista de emprego por telefone, deixar o recrutador esperando e, ao retornar, contar que tem um encontro amoroso agendado para a sexta seguinte.
- Falar que pontualidade é um de seus pontos fortes após chegar atrasado na entrevista.
- Referir-se a si mesmo em terceira pessoa
- Tirar os sapatos durante a entrevista de emprego
- Pedir um gole do café do recrutador
Diante de uma possível crise na empresa, quase todos têm sua carreira em risco – mesmo com um ótimo desempenho. Por isso, ter um plano B é indispensável. “A pessoa não pode esperar que sua carreira fique à mercê da empresa”, afirma Sílvio Celestino, Consultor de RH.