Quem trabalha com RH provavelmente já ouviu sobre “eSocial” pelo menos uma vez no último ano. Para quem não tem muita familiaridade com o tema, vale relembrar o que ele significa. O eSocial é um projeto do governo federal que irá unificar em meio digital as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a empregados, empregadores, contribuintes individuais e contratações de serviços no Brasil.
Mas o que isso quer dizer na prática? Ou seja, o que muda para as empresas com o início do eSocial? Quais departamentos serão impactados? Qual o papel do RH dentro do eSocial?
Para responder essas e outras perguntas listamos cinco artigos que explicam o contexto do projeto. São leituras indispensáveis para quem ainda não entende a complexidade do eSocial.
O que é o eSocial
Nesse artigo, Roberto Duarte, palestrante e autor da série de livros “Big Brother Fiscal”, explica que o eSocial não mudará a CLT, mas tem o objetivo de consolidá-la no formato digital. Ele também destaca que o eSocial não será o agente de mudanças que suportará a transição do Brasil industrial para a sociedade do conhecimento.
eSocial: o fim do jeitinho e do atraso
Sua empresa está preparada para cumprir a legislação integralmente, observando os prazos definidos em lei? Esse é um dos questionamentos que a advogada do Grupo Consultoria, Mirela Cardoso, levanta nesse artigo.
O eSocial requer uma nova postura do RH
Nesse artigo, a Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, Sáttila Silva, reforça que o principal desafio do eSocial não está relacionado aos aspectos tecnológicos, mas, principalmente, à mudança de cultura das empresas.
Empresas têm dificuldade para atender obrigatoriedade do eSocial
A complexidade da legislação trabalhista é uma das principais dificuldades que emperram a adequação ao eSocial.
O lado bom do eSocial
Para Roberto Duarte, o eSocial é um marco na história de nosso país. Entretanto, ao mesmo tempo, ele deixou evidente o caos regulatório que o estado impõe ao cidadão.
Texto escrito por Bruno Proença