Estratégias para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Estratégias para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional

 

    Para ter sucesso em sua carreira, você precisa ter um papel ativo na aprendizagem e no desenvolvimento profissional. E como você poderá definir uma estratégia de desenvolvimento profissional?

    Assim como as empresas e equipes estabelecem metas de crescimento e desenvolvimento nos negócios, é necessário reservar algum tempo para um olhar holístico de onde você está agora em relação onde poderá chegar. Antes de entrarmos em detalhes específicos perceba o que realmente interessa para colocá-lo à frente profissionalmente. Quais áreas são importantes para agregar valor pessoal, à sua equipe ou empresa? Há quatro categorias principais em que a sua estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional deve se concentrar: conhecimentos, habilidades, talentos e experiências. Apenas os dois primeiros estão sob seu controle direto, mas todos os quatro são dignos de exploração.

  • Conhecimento: o conhecimento é derivado da Operação Intelectual da Elaboração de Raciocínios em associação com as relações que uma determinada pessoa consegue estabelecer entre um Conjunto de Informações. O compartilhamento do conhecimento entre indivíduos com diferentes histórias pessoais, perspectivas e motivações supõe o compartilhamento de experiências, emoções e sentimentos para obtenção da confiança mútua.

  • Habilidades: são as competências que você desenvolveu ao longo do tempo e transferidas para o sucesso relacionado ao seu trabalho. Alguns exemplos de competências gerais incluem gerenciamento de tempo, gerenciamento de projetos e definição de prioridades. Você também pode ter competências específicas relacionadas com o seu trabalho, tais como marketing, vendas e etc. Algumas habilidades podem vir de forma mais natural para você do que para outros, e geralmente, você pode melhorar suas habilidades através de repetição, atenção, autoconhecimento e feedback.

  • Talentos: são habilidades que você desenvolveu naturalmente. Você pode ser talentoso em organizar informações. Alguém pode ser talentoso em cantar. Aproveitar seus talentos e suas forças naturais tornará você melhor, mais feliz e mais engajado.

  • Experiências: é algo que você não pode fabricar. Particularmente para os jovens trabalhadores, “falta de experiência” pode ser uma razão para não conseguir um emprego ou a posição em que você quer alcançar. Mesmo sem anos experiência você poderá trabalhar para compreender que tipos de experiências você vai precisar para ter sucesso no futuro. Se você quer ser um gerente, olhar para as oportunidades de conduzir um projeto estratégico, deverá observar pessoas que têm a experiência que você precisa ou deseja. Pergunte o que aprenderam na sua função, o que os surpreendeu, e o que você pode fazer para construir oportunidades no futuro. Agora chegamos às nossas estratégias e descreveremos algumas metas mensuráveis para chegarmos a um plano de como você poderá alcançar seus objetivos.

Coaching: ferramenta de autodesenvolvimento

     O que você espera alcançar daqui a seis meses, um ano? O Desenvolvimento profissional significa o conjunto de características e conhecimentos que uma pessoa tem e deseja melhorar, para que consiga evoluir na carreira e também na sua vida pessoal. Muitas empresas estão à procura de novos talentos. Nesse contexto, investir na profissão, a fim de dar um upgrade no perfil profissional, pode garantir ótimas oportunidades. Além do conhecimento técnico, o profissional também precisa desenvolver capacidades que o diferenciem como liderança, criatividade e relacionamento interpessoal.

      Segundo Cassia Breia muito se tem falado sobre Coaching na sociedade moderna e em diversos canais de mídia. Todavia, muitas pessoas não sabem a que se refere e nem qual a sua aplicabilidade, tendo informações distorcidas e equivocadas sobre o processo e desconhecendo que o Coaching não é terapia, mentoria, consultoria, treinamento e muito menos aconselhamento. O termo Coaching é derivado de Coach, proveniente do inglês, tendo origem no mundo dos esportes. Designa o papel de professor, treinador, preparador, literalmente o TÉCNICO. É o Coach quem dará suporte ao cliente e se comprometerá a apoiá-lo durante todo o processo de Coaching para o alcance dos resultados definidos pelo cliente. O Coach precisa gerar AÇÃO no cliente, tirá-lo da zona de conforto, fazer com que ele “se mexa” e MUDE, seguindo em direção ao seu real objetivo.

    O Coach não ensina e sim colabora com a tomada de consciência, a identificação do potencial, a obtenção ou reforço da autoestima, a definição de objetivos, a elaboração e monitoração de planos de ação para melhoria do desempenho do Cliente. O Coaching conduz ao êxito, à autonomia, à autorrealização e ao desempenho profissional e organizacional.

     Nossa proposta é conversar um pouco sobre essa nova abordagem, que envolve metodologias e técnicas de desenvolvimento humano. Dentro desse universo, utilizam-se ferramentas de gestão, administração, psicologia, comportamento humano, programação neurolinguística e diversas estratégias de autoconhecimento e bem estar, que geram autossuperação. Por meio de diversas metodologias, o Coach apoia seu cliente, tendo como objetivo principal contribuir para que o cliente descubra e desperte para o seu potencial, conseguindo assim realizar seus sonhos, projetos de vida, superar obstáculos e, assim, encontrar a tão esperada FELICIDADE.

Texto escrito por: Cássia Breia

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.