Etapas de implantação de uma Pesquisa de Clima Organizacional

Dicas da HR Hunter – Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro:

Etapas de implantação de uma Pesquisa de Clima Organizacional

  1. A alta administração em parceria com a área de RH e/ou empresa especializada, definem a realização da Pesquisa de Clima Organizacional (PQO), os objetivos e periodicidade da Pesquisa de Clima Organizacional. Neste caso, diagnosticar e balizar a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho;
  2.  A área de RH* (e/ou empresa especializada) define a metodologia de coleta de dados e o conteúdo a ser investigado, em conjunto com representantes das demais áreas da empresa, inerente à Qualidade de Vida no Trabalho.
  3.  A área de RH e/ou empresa especializada verifica a validade e consistência do questionário (teste piloto).
  4.  A área de RH ou empresa especializada deve orientar as gerências quanto a importância, objetivo e necessidade de transparência. Instruí-los para que também orientem seus subordinados quanto a importância em fazer a pesquisa, liberando-os e as regras básicas (sigilo, liberdade de expressão, sinceridade nas respostas, anonimato, etc.).
  5.  A área de RH ou empresa especializada deve aplicar a pesquisa de preferência em ambiente específico, agradável que permita total anonimato, sigilo e discrição para preencher o questionário.
  6.  A área de RH ou empresa especializada deve tabular e analisar os resultados da pesquisa.
  7.  A área de RH deve gerar relatórios e dar feedbak às gerências e se for o caso, feedback aos funcionário (dependerá da autorização da Alta administração).
  8.  Com base nos resultados da pesquisa, o RH deverá desenvolver em conjunto com a alta administração e demais gerências, Plano de Ação que contemple as possíveis soluções ou manutenção dos aspectos da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho diagnosticados na pesquisa.
  9.  O RH deverá assessorar na implantação e gerenciamento do do Plano de Ação.
  10.   Analisar os resultados obtidos no Plano de Ação.
  11.   Aplicar nova pesquisa de Clima Organizacional para analisar as ações implementadas.
  12.   Desenvolver indicadores gerenciais de Qualidade de Vida no Trabalho
  13.   Comparar resultados com a pesquisa passada.

 

A ferramenta de Pesquisa de Clima Organizacional deve ser cíclica e contínua, cabendo à Alta direção a definição da periodicidade, que segundo estudos desenvolvidos, não deve ser inferior a um ano, que seria o prazo mínimo exigido para que ações possam ser implementadas e o resultados efetivamente analisados.

O resultado da Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Recursos Humanos que pode possibilitar a investigação da satisfação dos clientes internos frente às políticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa. Serve também como diagnóstico da Qualidade de Vida do Trabalho, ela traz a grande vantagem de possibilitar o diagnóstico objetivo, diminuindo assim a possibilidade de desperdício e erros na aplicação de recursos.

Permite um “check-up” da empresa possibilitando o desenvolvimento de indicadores gerenciais e a identificação do que está bem e o que não está bem, na organização. Ou seja, os pontos fortes e pontos fracos da empresa. Com ela pode-se fortalecer os aspectos positivos da organização, explicitar sua identidade corporativa, ajustar valores, crenças e corrigir falhas e desvios percebidos no ambiente empresarial.

O enfoque na gestão de pessoas coloca o conhecimento do clima organizacional como importante termômetro para a proposição e condução de ações de mudanças, o que permite à organização reavaliar, planejar e desenvolver relações de trabalho produtivas e pró-ativas de seus colaboradores. Este fato é de grande valor para a busca dos objetivos organizacionais.

 


HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.