Dicas da HR Hunter – Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro:
Etapas de implantação de uma Pesquisa de Clima Organizacional
- A alta administração em parceria com a área de RH e/ou empresa especializada, definem a realização da Pesquisa de Clima Organizacional (PQO), os objetivos e periodicidade da Pesquisa de Clima Organizacional. Neste caso, diagnosticar e balizar a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho;
- A área de RH* (e/ou empresa especializada) define a metodologia de coleta de dados e o conteúdo a ser investigado, em conjunto com representantes das demais áreas da empresa, inerente à Qualidade de Vida no Trabalho.
- A área de RH e/ou empresa especializada verifica a validade e consistência do questionário (teste piloto).
- A área de RH ou empresa especializada deve orientar as gerências quanto a importância, objetivo e necessidade de transparência. Instruí-los para que também orientem seus subordinados quanto a importância em fazer a pesquisa, liberando-os e as regras básicas (sigilo, liberdade de expressão, sinceridade nas respostas, anonimato, etc.).
- A área de RH ou empresa especializada deve aplicar a pesquisa de preferência em ambiente específico, agradável que permita total anonimato, sigilo e discrição para preencher o questionário.
- A área de RH ou empresa especializada deve tabular e analisar os resultados da pesquisa.
- A área de RH deve gerar relatórios e dar feedbak às gerências e se for o caso, feedback aos funcionário (dependerá da autorização da Alta administração).
- Com base nos resultados da pesquisa, o RH deverá desenvolver em conjunto com a alta administração e demais gerências, Plano de Ação que contemple as possíveis soluções ou manutenção dos aspectos da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho diagnosticados na pesquisa.
- O RH deverá assessorar na implantação e gerenciamento do do Plano de Ação.
- Analisar os resultados obtidos no Plano de Ação.
- Aplicar nova pesquisa de Clima Organizacional para analisar as ações implementadas.
- Desenvolver indicadores gerenciais de Qualidade de Vida no Trabalho
- Comparar resultados com a pesquisa passada.
A ferramenta de Pesquisa de Clima Organizacional deve ser cíclica e contínua, cabendo à Alta direção a definição da periodicidade, que segundo estudos desenvolvidos, não deve ser inferior a um ano, que seria o prazo mínimo exigido para que ações possam ser implementadas e o resultados efetivamente analisados.
O resultado da Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Recursos Humanos que pode possibilitar a investigação da satisfação dos clientes internos frente às políticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa. Serve também como diagnóstico da Qualidade de Vida do Trabalho, ela traz a grande vantagem de possibilitar o diagnóstico objetivo, diminuindo assim a possibilidade de desperdício e erros na aplicação de recursos.
Permite um “check-up” da empresa possibilitando o desenvolvimento de indicadores gerenciais e a identificação do que está bem e o que não está bem, na organização. Ou seja, os pontos fortes e pontos fracos da empresa. Com ela pode-se fortalecer os aspectos positivos da organização, explicitar sua identidade corporativa, ajustar valores, crenças e corrigir falhas e desvios percebidos no ambiente empresarial.
O enfoque na gestão de pessoas coloca o conhecimento do clima organizacional como importante termômetro para a proposição e condução de ações de mudanças, o que permite à organização reavaliar, planejar e desenvolver relações de trabalho produtivas e pró-ativas de seus colaboradores. Este fato é de grande valor para a busca dos objetivos organizacionais.