Exercício físico: trabalhar a autoestima

Grande parte da percepção de bem-estar, controle pessoal e equilíbrio vem da pratica de atividades físicas regulares. Esta melhoria de percepção de bem-estar atua diretamente em nossa autoestima e na melhoraria da qualidade de vida trazendo benefícios tanto físicos quanto psicológicos.

O exercício físico reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e bom funcionamento do sistema músculo-esquelético e melhorar a mobilidade. No entanto, apesar das evidências, os estudos sugerem que a percentagem de praticantes de exercício físico ainda é bastante reduzida. Os inquéritos de saúde (OMS) realizados no mundo são notavelmente semelhantes: a percentagem de adultos sedentários ou quase sedentários flutua de 60% a 85%. Recente pesquisa no Brasil revelou que 40% da população brasileira ainda é ociosa e que a preferência do brasileiro é fazer caminhada.

Dentre os benefícios da atividade física podemos destacar a prevenção de doenças como: Osteoporose, Diabetes, Hipertensão, Enfarte. O exercício físico melhora ainda: capacidade de se cuidar, autoestima, capacidade funcional, postura, imunidade às infecções, padrões do sono, recuperação de doença e cirurgias, desempenho fisiológico.

A falta de exercício físico poderá acarretar: problemas cardíacos, asma, angina de peito, depressão e ansiedade entre dezenas de outras complicações.

Voltando ao tema deste artigo que é a autoestima, teremos ainda como benefícios: ajuda as pessoas a sentirem-se melhor, com reflexo na melhoria do humor e estado reduzido de ansiedade; as pessoa sentem-se melhor acerca de si mesmo pois elas tem uma melhora na estrutura e estética corporal que atua diretamente na melhoria de auto-percepção corporal. Desta forma melhora a autoestima, especialmente naqueles com baixa autoestima.

Em artigos anteriores mencionei que a tendência do ser humano é seguir pessoas que demonstram possuir um bom nível de autoconfiança. E, estamos vendo que uma das diretrizes para promover a autoconfiança é melhorar a autoestima, através da prática constante de atividades físicas.

Para finalizar este artigo, uma citação de Sócrates: “Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico! Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz.“

Tags: controle pessoal auto estima liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.