Gestor, você pensa que é Líder?

Gestor, você pensa que é Líder?

Muitos Pensam Que São Líderes…. E você?

Para ser um gestor-líder é necessário ter algumas habilidades. Sabe qual habilidade que penso que JAMAIS pode faltar em um líder? Segurança.

O que quero dizer com segurança é que se você é gestor, mas se sente só, então não é líder. Ou seja, o gestor não pode ter receio de ser rejeitado pelo grupo, pois se isso acontecer, ficará nas mãos do grupo, e assim deixará de ser líder para ser liderado, consequentemente não será gestor.

No momento em que o líder sente esse receio ele fica vulnerável, as pessoas do grupo percebem e então começa uma manipulação.

O poder é algo muito disputado ainda no ser humano. Habilidades de liderança, muitos tem, essa habilidade independe do grau de conhecimento das pessoas. Por exemplo, ser líder é fazer com que as pessoas sigam o que o líder quer e não necessariamente tem cargo de comando.

Pense na seguinte situação, Maria esperava ser promovida para liderar a equipe em que ela fazia parte, quando a promoção sai outra pessoa Joana é quem ocupa tal vaga.

Maria por já conhecer os membros da equipe e ter uma liderança sobre os mesmos,  começa a “boicoitar” a liderança de Joana.

Joana se for segura, terá êxito. Mas se tiver qualquer problema com relação a “rejeição”, vai tentar ser “aceita pelo grupo”, então terá o “cargo”, mas quem vai liderar será Maria, porque Joana aceitará tudo que Maria disser e quiser. Atenção, digo Maria, porque é líder do grupo.

Nesse caso você consegue perceber que é muito importante o gestor-líder estar seguro? E em um segundo momento vem a habilidade de relacionamento, pois Joana precisará trazer a equipe para ela.

 

Texto escrito por Jacqueline Miranda

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.