HR Hunter Consultoria de Recrutamento e Seleção no Rio de Janeiro.

Como realizar um treinamento de sucesso e obter grande participação dos colaboradores.

 

Como fazer com que os seus colaboradores e clientes ganhem novas competências e fiquem muitos satisfeitos com o treinamento que você ministrou?

Antigamente me surpreendia quando alcançava um índice de satisfação dos treinados por volta de 95%. Atualmente ações educacionais das empresas alcançam marcas superiores a 98% e, inclusive, vários treinamentos chegam a 100% de satisfação. Eu mesmo me surpreendo, pois na maioria das vezes sou mais conservador quanto aos resultados e sempre acho que algo poderia ter sido melhor.

Como obter um índice tão alto de avaliação dos participantes e ainda por cima ter boas notícias quanto ao sucesso de suas carreiras?

Vou apresentar para você leitor algumas dicas de como conquistar êxito nas ações educacionais presenciais e a distância. Elas são válidas se você pretende treinar alguém ou se você coordenará o processo de aprendizado das pessoas que você trabalha.

São ao menos 6 fatores de sucesso:

1) Pesquisa e desenvolvimento: antes de qualquer ação educacional é preciso realizar um diagnóstico apurado a fim de se levantar insumos para customizar o treinamento, tais como experiência dos participantes, maturidade dos mesmos, principal gap a ser vencido, metodologia mais adequada, perfil apropriado de instrutor e situações reais do dia-a-dia das pessoas.

2)Interesse genuíno no aprendizado do colaborador ou aluno: costumo dizer que em alguns esportes o atleta não pode e não deve pensar em agradar a plateia, correndo o risco de perder a prova. Já imaginou se os corredores da prova de 100 metros rasos corressem sorrindo e interagindo com a plateia? Certamente o recorde mundial imposto pelo jamaicano Usain Bolt, que cravou 9s58 jamais seria batido. Contudo, o processo de ministrar treinamentos é diferente. O instrutor deve realizar o seu trabalho 100% focado no estímulo, participação do aluno e se sua aceitação no novo conhecimento a ser adquirido. O professor neste caso assume a posição do treinador e não do atleta.

3) Experiências múltiplas: quando coloco na ponta do lápis o número de alunos que ministrei cursos, treinamentos, palestras ou mesmo coordenei estas ações educacionais, o número ultrapassa 30 mil participantes. Mesmo assim, sempre antes de realizar qualquer treinamento conscientize-se de que o mais importante é ser relevante para a vida destas pessoas e não ficar pensando em colecionar troféus. Não importa a quantidade e sim a qualidade.

4) Cuidado com o excesso de autoconfiança: independentemente da experiência e do número de horas de voo, sempre entre em sala de aula prestando atenção em todos os detalhes e muito preparado para a ação educacional em questão. Já ouviu falar que 70% dos acidentes de carros acontecem no raio de 500 metros da residência dos motoristas? Excesso de autoconfiança não faz bem ao coach.

5)Estude e invista no seu saber: estudar é peça fundamental para criar materiais instrucionais que despertem a curiosidade e a participação do aluno. Estude sobre a realidade deles, sobre métodos novos de aprendizagem, sobre a competência em questão e efetivamente invista em horas de estudo de assuntos que são complementares ao objeto do treinamento.

6) Manter a posição custa caro mas vale a pena: confesso que não foi fácil chegar até aqui. Foram milhares de horas de estudo e tantas outras ministrando treinamentos. Isso não garante a primeira posição a ninguém, pois a velocidade de novas informações é incrível e a qualquer momento você poderá estar desatualizado. Por isso, continuo me especializando e em média leio dois livros mais técnicos por mês. Não é tão fácil como as pessoas imaginam manter a posição conquistada.

Espero que estas dicas sejam uteis para o seu sucesso e nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Texto escrito por Roberto Madruga

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.