Pesquisa de Clima Organizacional – Parte 2
Mas por que realizar a Pesquisa de Clima Organizacional? Porque além de criar um canal de comunicação com os colaboradores e identificar aspectos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho, essa atitude da empresa eleva bastante o índice de motivação, pois dentro dessa ação está o sentimento: “estamos querendo ouvir você”, “você e sua opinião são muito importantes para nós”. A crença na empresa eleva-se sensivelmente.
A pesquisa de Clima Organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho.
Hoje, neste mundo tão cheio de transformações e mudanças, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e, para isso, elas dependem quase que única e exclusivamente das pessoas – motivadas, felizes e orgulhosas de trabalhar na organização.
Pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos pessoas motivadas este mesmo índice pode chegar a 60%.
Texto escrito por Washington Sorio