Pesquisa de Clima Organizacional – Parte 3
É importante que a pesquisa de Clima Organizacional aborde questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:
O trabalho em si – com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, ao horário, à distribuição, à suficiência de pessoal etc.
Integração setorial e interpessoal – avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre as pessoas e os diversos departamentos da empresa.
Salário – analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras empresas.
Estilo gerencial – aponta o grau de satisfação das pessoas com a sua chefia imediata, analisando a gestão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc.
Comunicação – busca o conhecimento que as pessoas têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.
Desenvolvimento profissional – avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.
Imagem da empresa – procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
Processo decisório – esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
Benefícios – apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.
Condições físicas do trabalho – verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Trabalho em equipe – mede algumas formas de participação na gestão da empresa.
Orientação para resultados – verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que as pessoas se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.
Para que essa ferramenta de gestão seja bem aplicada, devemos observar algumas fases do processo da Pesquisa de Clima Organizacional, que são:
– Elaboração do formulário.
– Comunicação.
– Aplicação da pesquisa.
– Apuração dos dados.
– Relatórios.
– Plano de ação.
Não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura. Mas nos últimos anos, tenho tido muito sucesso com um modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional que contém seis tópicos:
– Você e o seu trabalho.
– Você e o relacionamento com os colegas.
– Você e o relacionamento com seu chefe.
– Você e a empresa.
– Você e seus benefícios e pagamentos.
– Informações gerais.
Nesses tópicos, estão dez fatores importantes de avaliação que são:
– Organização.
– Comunicação.
– Desempenho.
– Orgulho.
– Camaradagem.
– Credibilidade.
– Respeito.
– Imparcialidade.
– Liderança.
– Qualidade.
Texto escrito por Washington Sorio