Pesquisa de Clima Organizacional – Parte 4
O questionário é anônimo e para que a empresa tenha sucesso na Pesquisa de Clima Organizacional é necessário: confiança no processo, boa comunicação e ninguém deve influenciar as respostas.
As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima Organizacional são:
– O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa.
– Promover o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.
– Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
– Otimizar a comunicação.
– Minimizar a burocracia.
– Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
– Enfocar o cliente interno e externo.
– Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes.
– Aumentar a produtividade.
– Diminuir o índice de rotatividade.
– Criar um ambiente de trabalho seguro.
– Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
– Transformar o ambiente de trabalho de forma que os objetivos sejam atingidos com pessoas que dão o melhor de si e que trabalham em equipe num ambiente de confiança.
A área de RH tem como missão manter o “sol brilhando” e a Pesquisa de Clima Organizacional é um indicador tanto dos pontos fortes da empresa como da necessidade de melhorar e mudar.
Sabemos que existem momentos para trabalhar, para sorrir e para viver. Mas o ideal é quando você vive todos esses momentos junto.
Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão para os profissionais de RH: O que vocês estão esperando para implantar a gestão de clima organizacional?
Isso vai favorecer o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais. Podem acreditar!
Texto escrito por Washington Sorio