Pesquisa de Clima Organizacional – Parte 4

Pesquisa de Clima Organizacional – Parte 4

O questionário é anônimo e para que a empresa tenha sucesso na Pesquisa de Clima Organizacional é necessário: confiança no processo, boa comunicação e ninguém deve influenciar as respostas.

As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima Organizacional são:
– O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa.
– Promover o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.
– Integrar os diversos processos e áreas funcionais.
– Otimizar a comunicação.
– Minimizar a burocracia.
– Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
– Enfocar o cliente interno e externo.
– Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes.
– Aumentar a produtividade.
– Diminuir o índice de rotatividade.
– Criar um ambiente de trabalho seguro.
– Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
– Transformar o ambiente de trabalho de forma que os objetivos sejam atingidos com pessoas que dão o melhor de si e que trabalham em equipe num ambiente de confiança.

A área de RH tem como missão manter o “sol brilhando” e a Pesquisa de Clima Organizacional é um indicador tanto dos pontos fortes da empresa como da necessidade de melhorar e mudar.

Sabemos que existem momentos para trabalhar, para sorrir e para viver. Mas o ideal é quando você vive todos esses momentos junto.

Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão para os profissionais de RH: O que vocês estão esperando para implantar a gestão de clima organizacional?

Isso vai favorecer o desenvolvimento das habilidades e das competências organizacionais. Podem acreditar!

Texto escrito por Washington Sorio

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.