Liderança: falando no que acreditamos!

Sabemos que os líderes são pessoas que inspiram as outras. Mas qual é código, o segredo para que eles sejam fonte de inspiração e aceitação?

Venho lendo alguns artigos e assistido vídeos de Simon Sinek que achei interessante.

Sinek é inglês, tem quase 40 anos e é um profissional que se destaca na área empresarial ministrando palestras e trabalha bastante bem a motivação humana. Criou o conceito Circulo de Ouro. Sinek acredita que os grandes líderes pensam, agem e comunicam-se da mesma forma. A contribuição que Sinek trouxe foi codificar a forma como os lideres agem para que consigam obter um manancial de seguidores e que, segundo ele, é provavelmente a idéia mais simples do mundo.

O Circulo de Ouro consiste nas 3 grandes perguntas:

Por Que (Why);
Como (How);
O Quê (What).

Todos sabem o que fazem, alguns sabem como fazem, poucos sabem porque fazem.

Para Sinek este porque, não é lucrar. Lucrar é somente o resultado. O porque refere-se ao motivo pelo qual a organização existe, seu propósito, aquilo em que você acredita, a razão da sua existência.

O why ( porque) deve vir sempre primeiro, deve ser o ponto de partida. Será dado um exemplo para ilustrar a diferença entre ir do what para o why (errado) e o contrário, do why para o what (certo).
Imagine uma empresa de computadores que anuncia dessa forma:

Nós fazemos excelentes computadores.
São bonitos, simples e fáceis de usar. Quer comprar?

Isso não inspira ninguém, veja a diferença quando se começa pelo propósito:

Em tudo que fazemos nós acreditamos em desafiar o status quo pensando de maneira diferente, e a forma que o fazemos é criando produtos bonitos, simples e fáceis de usar. Quer comprar?

Isso não inspira ninguém, veja a diferença quando se começa pelo propósito:

Em tudo que fazemos nós acreditamos em desafiar o status quo pensando de maneira diferente, e a forma que o fazemos é criando produtos bonitos, simples e fáceis de usar. Quer comprar?

Percebe a diferença? As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz! Isso, segundo Senik, é provado pela biologia. O neocórtex cerebral, é responsável pelo racional, analítico e pela linguagem; ele responde pelo what. Já o cérebro límbico responde por sentimentos e emoções, coisas como confiança e lealdade, responde pelo comportamento humano, por decisões. Porém, não tem capacidade de linguagem. É responsável pelo why.

Quando tratamos do propósito (why), falamos diretamente com a parte do cérebro que compreende comportamento. Se você não sabe por que faz as coisas, como conquistará as pessoas? O objetivo é vender para pessoas que acreditam em que você acredita. Aplicando o mesmo conceito para contratações: o objetivo não é contratar pessoas que simplesmente precisam de um trabalho, é contratar pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você. Se você contratar as pessoas simplesmente porque são capazes de fazer um trabalho, elas trabalharão somente pelo dinheiro.

A receita para o sucesso: É ser dirigido por um ideal, por um propósito por uma causa. É não estar em busca do resultado, mas em busca de um sonho.

Se você falar sobre o que você acredita vai atrair as pessoas que acreditam no mesmo que você. O que você faz é simplesmente uma prova do que você acredita. Aqueles que lideram nos inspiram, não porque precisamos, mas porque queremos, não por eles, mas por nós mesmos. Aqueles que começam com o porque, tem a habilidade de inspirar outros ou encontrar quem os inspire.

Pense em alguns grandes líderes como Júlio César, Ghandi, Franklin Roosevelt, Napoleão, entre outros. E se pergunte: de que modo eles conquistaram as pessoas? Saberia responder?

 

 

Tags: treinamento liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.