Dentre as principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos destacar:
Conhecer os anseios das pessoas da organização;
Buscar o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
Identificar pontos fortes e pontos fracos do relacionamento empresa x empregado;
Diagnosticar as origem dos possíveis problemas de gestão de pessoas (ex. turnover, absenteísmo, acidentes no trabalho, etc.)
Identificar as práticas e funções de RH que necessitam de melhorias;
Melhoria das condições físicas do ambiente de trabalho;
Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
Otimizar a comunicação;
Identificar os perfis de gerência existentes;
Identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento pessoal/gerencial e de educação empresarial;
Enfocar o cliente interno e externo;
Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;
Organizar, flexibilizar e agilizar as atividades da organização, dentre outras.
O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa é maximizar, cada vez mais, suas relações com os colaboradores oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho, o que proporcionará o alcance e a superação dos objetivos definidos pela Diretoria.
O desenvolvimento da pesquisa deve essencialmente contemplar :
Definição dos objetivos da Pesquisa ( a que ela se propõe?);
Definir metodologia e técnica de coleta de informação (questionários, entrevistas e análise de documentos);
Tabulação e análise estatística de dados (quantitativa e qualitativa);
Apuração e análise de resultados (por área e segmento) e
Elaboração do relatório final.
“Feedback” aos envolvidos;
Um modelo de questionário utilizado na Pesquisa de Clima Organizacional deve contemplar itens específicos por segmento e direcionados para cada tipo de empresa e suas características peculiares. Ou seja, cada empresa deverá desenvolver seu questionário específico. Entretanto deve-se atentar para os itens essenciais para o conhecimento da qualidade de vida no trabalho, tais como: comunicação, condições físicas do ambiente de trabalho, conhecimento da empresa, qualidade, relações internas; motivação, oportunidades de desenvolvimento profissional, treinamento, justiça na remuneração, relacionamento interno externo e imagem institucional. Os resultados de uma pesquisa de clima e cultura devem dar consistência e clareza aos dirigentes, aos gestores e profissionais no entendimento de sua realidade, e servir de apoio para a tomada de decisões sobre virtuais caminhos no aprimoramento contínuo de uma empresa.
Uma pesquisa de clima deve fazer parte do calendário de gestão de uma empresa como instrumento indispensável ao monitoramento e ao direcionamento das ações dos seus ciclos estratégicos. Como metodologia de implantação é sugerido o fluxograma da figura-1 , que busca demonstrar uma metodologia de aplicação da pesquisa de Clima Organizacional representado pelas etapas de implantação abaixo.
Tags: pesquisa de clima qualidade de vida liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes