Muitas empresas tem horários flexíveis, mesmo assim equipe de trabalho deve cumprir prazos e metas estabelecidas com os clientes, não é porque a empresa tem flexibilidade quer dizer que não tenha comprometimento com o mercado.
É crescente o número de empresas que tem em seu ambiente corporativo a descontração como tema. Investem em espaço lounge, TV, alguns jogos como videogames e máquinas de fliperama,pista de skate, ambiente muti colorido e, a tendência agora, temático. Escritórios assim já são vistos na Holanda, em outros países da Europa e nos Estados Unidos.
A forma como os profissionais enxergam a trabalho não é como obrigação, mas como algo que faz parte da vida das pessoas, promovendo um ambiente no qual as pessoas tenham prazer de estar, um ambiente mais informal e descontraído.
Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio (ABRH-RJ), Cláudia Klein lembra que os ambientes profissionais se transformam de acordo com a realidade de cada empresa e as relações de trabalho. “Se no passado os espaços eram fechados, hoje são mais abertos. Mas creio que deve haver harmonia entre os dois modelos, conforme a atividade desenvolvida pelo profissional”, acrescenta ela.
De acordo com a executiva, atualmente as empresas buscam os ambientes mais informais, incentivando o trabalho em conjunto. Mas, segundo Cláudia Klein, há momentos em que é necessário um local mais tranquilo para executar as tarefas.
E você, em qual empresa prefere trabalhar? Pense nisso antes de participar de um processo de Recrutamento e Seleção.
Texto redigido pela equipe da HR Hunter Consultoria de RH no Rio de Janeiro