É uma forma de se estabelecer o valor relativo de um determinado cargo na estrutura organizacional e sua posição em relação aos demais cargos existentes na empresa, de forma a atribuir a esse cargo uma remuneração justa em relação aos cargos inferiores e superiores em termos de exigências e responsabilidades.
Quando fazemos a distinção da importância do cargo de Engenheiro Mecânico frente ao cargo de Motorista de Veículo, estamos realizando uma avaliação, pois esta distinção deixa claro que o Motorista de Veículo apesar da contribuição de seu trabalho para as atividades da empresa elas são de menor complexidade e exigirá do ocupante do cargo menor iniciativa, qualificação técnica e educação formal do que para realizar as atividades do Engenheiro Mecânico e por tanto este último terá uma remuneração maior que a do Motorista.
A avaliação dos cargos consiste em julgar em que posição da estrutura o cargo está posicionado. Esta posição lhe identificará sua importância de forma hierarquizada e o seu valor salarial pela posição que ocupa. Esta posição é identificada pelas responsabilidades e entregas de resultados proporcionados à organização.
A escolha dos fatores de avaliação:
Os cargos são compostos por fatores e pré-requisitos, os quais estabelecem a base de avaliação de um cargo.
Os fatores de avaliação, facilitam a diferenciação de um cargo em relação ao outro e aos demais em relação ao valor do conjunto de atividades e responsabilidades que os compõem.
A seleção dos Fatores de Avaliação deve basear-se:
– No conjunto de cargos específicos da empresa, ou seja, à espécie de trabalhos a serem avaliados;
– Classificação gerada pela natureza e agrupamento dos cargos;
– No grau de complexidade do negócio e da qualificação e níveis de entrega da mão-de-obra;
Estes fatores para poderem contribuir com o processo de avaliação dos cargos devem ser abrangentes e terem elementos para poderem abordar os seguintes requisitos conforme citado por MARRAS (2002, p.104) :
– Requisitos mentais – Composto pelos fatores: escolaridade, experiência, complexidade, habilidade analítica, criatividade, precisão, julgamento, iniciativa e planejamento.
– Requisitos Físicos – Composto pelos fatores: esforço físico, habilidade manual, fadiga mental/visual, concentração, monotonia, pressão do trabalho e pressão emocional.
– Responsabilidades – Composto pelos fatores: Por material, por ferramentas e equipamentos, por erros, por valores, por contatos, por subordinados e por dados confidenciais.
– Condições Ambientais: Composto pelos fatores: Riscos do local de trabalho, risco do ambiente, riscos externos.
Texto retirado do site: www.slideshare.net