O que é o Coach?
O Coach é um parceiro com o qual pessoas e empresas podem refletir, objetivando alcançar resultados eficazes no trabalho, nos negócios ou na vida como um todo. O Coach auxilia o cliente a elaborar melhor e equilibrar os seus papéis pessoais e profissionais, a potencializar seu desempenho, lidar com as dificuldades que possam atrapalhar as suas conquistas e fortalecer a capacidade de mudança do indivíduo, especialmente, quebrando as crenças limitantes, que tantas vezes impedem o empoderamento do indivíduo.
O Coach ajuda a revelar as potencialidades já existentes e as que precisam ser descobertas ou desenvolvidas no cliente. Contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional, apoiando o cliente a analisar os seus próprios erros e mapear comportamentos assertivos e passíveis de mudança e/ou melhorias.
Também auxilia no encontro de novas opções, na definição de metas, no processo para atingi-las, na superação das adversidades, além de inspirar confiança e novas possibilidades. O autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autonomia e as relações mais saudáveis também são questões relevantes no processo.
O Coach facilita o cliente a reconhecer e desenvolver as suas forças e a superar resistências internas e obstáculos externos. Mantêm em alta os pontos fortes do cliente, garantindo sua boa autoestima e contribui no desenvolvimento das competências necessárias à construção de pontes entre sonhos e objetivos palpáveis em curto e longo prazo, que levem à realização dos desejos do cliente.
O Coaching é um processo de aprendizado e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, através de ciclos retroalimentados. O processo ocorre em etapas. Inicialmente, é preciso estabelecer uma relação de confiança mútua e cumplicidade, para assumir e cumprir todas as responsabilidades acordadas.
Estabelecido o vínculo, partimos para a primeira etapa propriamente dita: a fase de diagnóstico, ou seja, a análise da situação atual do cliente, seguida de mapeamento dos seus objetivos, levantamento e análise de alternativas, avaliação dos recursos que o cliente possui e os que precisa adquirir / desenvolver, criação de um plano de ação, execução e monitoramento das ações, com feedback constante e manutenção da motivação e superação dos obstáculos.
O processo de reflexão sobre a implantação das ações amplia o autoconhecimento e possibilita a melhoria contínua dos resultados que o cliente deseja alcançar. O Coach é acima de tudo um amigo. Alguém que vibra e compartilha do sucesso do cliente, motiva e o apoia sempre que necessário.
No caso das organizações, quando queremos que o Líder atue como Coach, ele tem o objetivo de favorecer que cada indivíduo e sua equipe possam atingir as metas da organização. Nesse caso, é preciso o desenvolvimento de um trabalho com foco na visão do negócio, no gerenciamento de pessoas, no feedback constante e na investigação colaborativa.
O Coach é um parceiro estratégico da empresa e dos colaboradores, além de gerar o desenvolvimento profissional e a quebra de paradigmas. Dentre os diversos recursos que o Coach lança mão para auxiliar no desenvolvimento do cliente, temos a Programação Neurolinguística.
Esclarecendo esse conceito: PROGRAMAÇÃO refere-se à forma consistente através das quais pensamos e agimos. É a maneira como concedemos seguimento às nossas ações para alcançarmos finalidades.
NEURO é o estado de consciência ou inconsciência para nossos pensamentos, intelectos ou concepções, que se dá através dos cinco órgãos dos sentidos. LINGUÍSTICA é a maneira como utilizamos nossa capacidade de comunicação, expressão, descrição etc. Diz respeito à forma como usamos a linguagem para ordenar e atribuir significados ao que experimentamos através dos sentidos.
Texto escrito por: Cássia Breia