Os 10 erros fatais em uma entrevista de emprego

Falar sobre erros fatais em entrevista de emprego nunca é demais. Trabalho com Recrutamento e Seleção e mesmo tempo com um “mar de dicas” de comportamentos e erros de entrevista, as pessoas continuam errando!

O sucesso de uma boa entrevista dependerá do somatório destas dicas mais o seu talento pessoal em convencer e argumentar em um processo seletivo que você é “o candidato” para aquela vaga.

Vamos então a algumas pequenas regras básicas.

1- Jamais chegue atrasado. Caso seja impossível chegar na hora, envie um torpedo, ligue para a empresa, expresse seu atraso para que demonstrar cuidado e respeito;

2- Mentir sobre suas qualificações. Atualmente algumas empresas tem pessoas escaladas para verificar a fidedignidade das informações. A mentira mais cedo ou mais tarde aparece;

3- Não saber nada sobre a empresa ou o setor. Tem maiores chances de sucesso o candidato que se informa sobre a empresa. Caso o recrutador não diga o nome da empresa, pelo menos o setor ele deverá informar a fim de que possa se preparar para a entrevista;

4- Disputar espaço com o entrevistador. Demonstrará insegurança de sua parte se tentar inverter a entrevista e ser o entrevistador. Perguntas acerca do processo da empresa e da oportunidade poderão ser feitas, mas sem exageros;

5- Usar roupas informais demais. A premissa: a primeira impressão é a que fica, é realmente verdadeira. Nunca é demais pedir para evitar decotes e roupas transparentes ( no caso das mulheres) e roupas muito informais, desbotadas, largas, enfim tudo que denuncie pouco cuidado com a aparência.

6- Falar mal do emprego ou do chefe anterior. Pega muito mal falar de quem quer que seje, ainda mais em entrevista. O pensamento do Gestor ou entrevistador será linear: se ele fala mal da empresa ou chefe, falará mal aqui também!

7- Expressar-se mal, com gírias e frases sem sentido. Mesmo que a empresa seja informal, ela precisa trazer resultados para sobreviver. Viver em um Mundo Corporativo exigirá de qualquer um uma postura pessoal e profissional. Tente dar o melhor de si, usando de bom vocabulário e clareza de idéias.

8- Demonstrar desequilíbrio emocional. Ser coerente, ser equilibrado, este é o objetivo das pessoas. Demonstrar que tem desequilíbrio só afastará você de seu objetivo. Importante buscar uma ajuda terapêutica e depois buscar oportunidade de trabalho no mercado.

9- Vangloriar-se de suas conquistas pessoais. Não existe complexo de superioridade! Existe sim o complexo de inferioridade que é transformado em orgulho e soberba. Quem se auto-elogia, se vangloria, na verdade demonstra claramente sua fragilidade.

10- Não perguntar nada durante a entrevista. Demonstra falta de interesse, falta de energia. O mercado gosta de profissionais comprometidos, interessados. Com esta postura você estará na contramão do mercado.

Tags: liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.