Os Desafios Da Sobrevivência Das Pequenas Empresas
Somente pela implantação da Gestão pela Qualidade Total, as Pequenas Empresas poderão sobreviver, diante da acirrada concorrência.
Os Desafios para a Sobrevivência das pequenas empresas
Há tempos estamos presenciando através dos meios de comunicação, tanto escrita como falada, uma avalanche de referências a respeito das dificuldades de sobrevivência por que passam as Micro e Pequenas empresas
Os assuntos giram em torno de capitel de giro, alta taxa de juros, financiamentos, folha de pagamentos, negociação com fornecedores, inadimplência, créditos, impostos, carga tributária, concorrência, sucessão, e a competitividade destas empresas.
Enfim, o resumo de tudo é como trilhar um caminho de sobrevivência.
Queremos através deste artigo, clarear e amenizar um pouco esta situação, oferecendo aos nossos pequenos empresários uma reflexão, pois sabemos a importância e o que representam para a nossa economia, na geração de emprego e renda.
A nossa proposta para reflexão, parte do princípio de que os pequenos e micro empresários, na pessoa de seu proprietário, devem se conscientizarem da importância que a oportunidade atual, lhes está oferecendo, para iniciar um processo de melhoria em suas empresas.
O mercado tem mostrado que a implantação de uma Gestão pela Qualidade, torna as empresas mais produtivas e competitivas, fortalecendo assim sua sobrevivência.
Não podemos esquecer, que por trás dos pequenos negócios, estão pessoas que ao mesmo tempo administram, compram, vendem, vão ao banco, realizam pagamentos, enfim são em muitos casos o “faz tudo” nas empresas.
Entretanto, é esta mesma pessoa que precisa parar por um instante, e tomar uma decisão, que rapidamente mudará os destinos, para melhor, de seu negócio, promovendo melhorias, cujos reflexos imediatos, será na maior competitividade e na elevação da satisfação dos Clientes.
A seguir os desafios a serem enfrentados pelo pequeno empresário, na implantação de uma Gestão pela Qualidade, e que o auxiliará na sobrevivência de sua empresa.
O primeiro desafio, será desenvolver um modelo de Gerenciamento participativo, mudando a maneira antiga de “tocar” o negócio, para um novo modelo, com planejamento, delegação e treinamento, gerando mais participação de seus funcionários, o que resultará também na maior motivação de sua equipe.
O segundo desafio, será utilizar o planejamento como ferramenta em todas as atividades da empresa, seja ela de qualquer natureza, com o objetivo de evitar ações impensadas, que na maioria das vezes geram altos custos, desperdícios e falhas de toda espécie.
O terceiro desafio, será monitorar continuamente o ambiente interno e externo da empresa, registrando, pesquisando e analisando a satisfação dos Clientes, o que garantirá o contínuo aprimoramento de seus produtos ou serviços.
O quarto desafio, será deixar a informalidade, o mercado atual, não comporta mais gerir uma empresa com decisões informais, com base na intuição, pois elas tem contribuído para a perda de competitividade.
Uma administração moderna, não comporta mais decisões com base na informalidade, exigindo, velocidade e agilidade, e este desafio será obtido com a prática da Gestão pela Qualidade.
O Quinto desafio, será divulgar o seu produto ou serviço de maneira correta.
Para muitos empresários, a propaganda “boca a boca”, ainda é a melhor divulgação, mas em tempos globalizados e informatizados, devemos e precisamos utilizar novas estratégias de publicidade, para atingir nossos clientes, garantindo retorno mais rápido aos investimentos realizados.
Muitas empresas apesar de possuírem excelentes produtos ou serviços, vivem engatinhando, por não praticarem a publicidade de modo correto, jogando dinheiro fora por falta de orientação.
A maior dificuldade nestas mudanças, está na cultura de nossos pequenos empresários, resistentes aos modelos de gestão onde a participação dos funcionários é a principal exigência.
Portanto, a aplicação dos princípios da Gestão pela Qualidade, é uma questão de sobrevivência, para milhares de pequenas empresas.
São decisões simples de tomar e que passa a ser a tábua de sobrevivência de nossos pequenos empresários, elevando assim, a qualidade, a produtividade e a competitividade, num cenário de muitas dificuldades e com altíssima concorrência.
Os resultados imediatos logo aparecerão, como; melhor planejamento das atividades, maior motivação dos funcionários, melhor organização interna, redução dos custos operacionais, menos desperdícios, mais comprometimento, maior produtividade, elevação no espírito da equipe e na satisfação dos Clientes, e por fim contribuindo para a sobrevivência da empresa.
Boa sorte!
Prof. Samuel Paz