Para A Qualidade De Vida No Trabalho Não Há Limites!
Para a qualidade de vida no trabalho não há limites!
Muitas pessoas questionam em algum momento de suas vidas: “Por que me dediquei tanto ao trabalho, se isso praticamente não me trouxe qualquer momento de satisfação?”. Quando isso acontece, é porque durante a trajetória profissional, o indivíduo apenas focou-se em receber a remuneração e os dias que vivenciou no ambiente de trabalho não lhe agregaram valor interior algum.
Seja qual for o motivo que gerou essa insatisfação, a realidade mostra que hoje os indivíduos estão bem mais dispostos a conciliar carreira com a qualidade de vida e esse somatório, por sua vez, é capaz de gerar um estímulo necessário para que o ser humano supere os obstáculos que surgem no dia a dia. Por essa razão muitas empresas estão dando uma “forcinha extra”: transformar o local de trabalho em um ambiente agradável e propício à geração da criatividade.
Quem tem acreditado que a melhoria da qualidade de vida faz a diferença é a FS – empresa provedora de serviços para operadoras de telecomunicações e varejistas no Brasil e América Latina. Nos últimos dois anos a Gestão de Pessoas da companhia vem direcionando ações maciças nesse sentido e isso tem mobilizado todas as áreas da empresa, uma vez que os funcionários são aqueles que melhor conhecem suas necessidades.
Na prática, a área de Recursos Humanos lidera todas as ações com foco em QVT. Contudo, o RH sempre estimula cada setor da organização para contribuir de alguma forma – apresentando ideias, sugestões de melhorias aos processos em andamento – para que as iniciativas implantadas atendam às necessidades dos funcionários e, por consequência, o “conjunto de ações” apresente um retorno ainda mais expressivo.
De acordo com Patrícia de Castro Sanchez, diretora de Recursos Humanos da FS, o público-alvo das iniciativas de Qualidade de Vida no Trabalho beneficia todos os funcionários da companhia, bem como os familiares dos talentos internos. “Para exemplificar, no último Natal recebemos os familiares na companhia para a gravação de um flash mobi surpresa para os colaboradores que tomaram conhecimento da gravação somente na festa de fim de ano. Outro exemplo, mais recente, aconteceu no Dia das Mães onde todos os colaboradores foram presenteados com um kit para preparar um cupcake com a família. Adicionalmente, incentivamos os colaboradores a compartilhar o vídeo do preparo do cupcake e os três vídeos mais votados foram premiados com um mini cruzeiro com tudo pago para o colaborador e a família”, relembra a executiva.
Ações Criativas – Uma ação que conquistou rapidamente os funcionários da FS foi a distribuição de pulseiras FitBit – que permite a análise, em tempo real, da saúde da pessoa. Esse pequeno acessório possibilita que seu usuário monitore – 24 horas por dia – diversas informações como, por exemplo, o número de passos, a distância percorrida em determinado trajeto, calorias queimadas, horas dormidas e até mesmo a qualidade de sono. A diretora de RH explica que as pulseiras estão disponíveis para todos os profissionais e para obtê-la o processo é simples: basta o colaborador enviar um e-mail de solicitação para o RH. “Como a proposta da pulseira é monitorar a qualidade de vida do colaborador não há necessidade dos mesmos serem submetidos a avaliações médicas prévias, visto que a mesma não apresenta riscos. No entanto, vale mencionar que a FS proporciona um check-up anual aos diretores da companhia e frequentemente estimula os colaboradores a cuidarem da saúde, através de palestras e comunicados internos”, assegura Sanchez.
Steve Jobs na FS – Outra ação direcionada à melhoria da QVT foi a criação da Sala Steve Jobs – aonde os colaboradores encontram um local para relaxar a mente, mesmo durante o expediente. Vale destacar que essa ideia partiu dos colaboradores, durante um evento corporativo em que foi solicitado um vídeo game para que as pessoas pudessem ter momentos de descontração. A FS acolheu a sugestão e para complementar a solicitação, foram incluídas cadeira de massagem, puffs, TVs, máquinas de guloseimas e uma mini biblioteca, ampliando o conceito de relaxamento. Esse espaço é aberto para todos e tem sido bem utilizado, pois, inclusive, os colaboradores organizam-se frequentemente para realizar campeonatos de vídeo game entre as áreas. Além da descontração em “si”, a integração entre os setores ganhou um “reforço” que surgiu espontaneamente.
Comunicação Interna – Quando questionada sobre a forma como a FS utiliza a comunicação interna para estimular a Qualidade de Vida no Trabalho, Patrícia de Castro Sanchez diz que a organização utiliza o RH Comunica – um canal formal utilizado pelo departamento de Recursos Humanos para anunciar as novidades e compartilhar os resultados das ações que foram implantadas. A empresa conta, também, com a “Sirene das boas notícias”, canal sonoro acionado exclusivamente pelo presidente quando o mesmo tem uma novidade que beneficiará os colaboradores.
Liderança Engajada – Um fator que reforça o sucesso de todas as ações de Gestão de Pessoas da FS é, sem dúvida alguma, a presença de líderes engajados. “Temos uma liderança bem engajada, pois os líderes participam dos programas por acreditarem que o exemplo motiva e ainda reforçam as ações nas reuniões de área. Exemplificando, subsidiamos o aluguel de uma quadra de futebol society para os nossos colaboradores e, toda quarta-feira, além do tradicional futebol que conta com a participação de diretores da FS, pontualmente os diretores subsidiam um churrasco após o futebol com o propósito de engajar também o público feminino e confraternizar com o time inteiro. Sendo assim, o RH tem como prática compartilhar os novos programas ou ações previamente com a liderança antes de usar o canal RH Comunica intensificando a participação de todos”, enfatiza a executiva.
O Clima – Por último, Patrícia de Castro Sanchez diz que as ações direcionadas à melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho sem dúvida alguma geram retornos que são perceptíveis no dia a dia. Além do clima permanecer harmônico, a companhia observou esse retorno no resultado da renomada pesquisa do GPTW, onde os colaboradores reconheceram a FS como sendo umas das melhores empresas para trabalhar no Brasil, pelo segundo ano consecutivo, onde o tópico qualidade de vida é bastante mencionado e, ainda, na constatação de praticamente uma “taxa zero” de afastamentos médicos e de faltas. “Para a FS é muito importante cuidar dos nossos colaboradores e principalmente oferecer um ótimo lugar para se trabalhar, valores que só podem ser preservados se apoiarmos ações de qualidade de vida”, frisa a diretora de RH.
Fonte: Site RH