Por que as pessoas têm medo de idéias criativas?

Pesquisas mostram que as pessoas que afirmam gostar de criatividade estão mentindo para não se sentirem preconceituosas.

Um estudo recente testou a idéia de que existe uma falta de conexão entre o que as pessoas dizem a respeito da criatividade e o que elas pensam. Os testes procuraram por comportamentos comuns ao racismo inconsciente, baseando-se na ideia de que o racismo é uma prática condenada pela sociedade, mas que pode ser medida de forma inconsciente.

Depois dos experimentos, os pesquisadores descobriram que quando as pessoas estão incertas sobre algum comportamento elas se tornam mais propensas a ter pensamentos negativos sobre as ideias criativas. Além disso, elas encontram mais dificuldade em processar essas ideias.

Isso suporta as noções de que as pessoas não gostam de ideias criativas porque elas tendem a aumentar a incerteza. A linha de pensamento é que você sabe fazer as coisas de uma maneira antiga, mas o novo é misterioso. E nesse momento você precisa lidar com questionamentos do tipo “como vamos alcançar esta meta?”, “isso é prático?” ou “o que poderia dar errado?”.

Isso gera medo e incerteza, sensações que causam afastamento nas pessoas. Infelizmente, a criatividade exige incerteza para gerar definição, já que leva as pessoas para processos ainda não testados.

Por isso, quanto mais incertas as pessoas se sentem, mais encontram dificuldades para processar uma ideia realmente criativa. O que acontece é que para não se sentirem preconceituosas, usam sempre o discurso a favor da criatividade.

Tags: idéias criativas liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.