Dicas da Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro: Como enfrentar o primeiro dia de trabalho.
Dizem que o primeiro dia de trabalho a gente nunca se esquece. Algumas dicas são bem vindas quando estamos inseguros em relação a forma como devemos nos comportar.
Você está em um novo ambiente, cercado de pessoas desconhecidas. Seus modos, reações, roupas e maneira de falar estão sendo observados e para sobreviver a esse dia, vale a pena ter muito bom humor, simpatia e, principalmente, humildade. Para vencer essa “batalha”, existem alguns conselhos fáceis para que o novo ambiente de trabalho seja um lugar amigável e que você não acabe sendo mal-visto pelos novos colegas.
Patricia Ventura, Consultora da HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, dá as dicas:
-Discrição, esta é a palavra da vez! Você ainda não conhece as pessoas, não conhece a cultura da empresa, assim evite falar sobre seus problemas pessoais ou fazer qualquer tipo de comentário negativo sobre seu ex-chefe, seus ex-colegas de trabalho, políticas da empresa anterior e, principalmente, revelar informações confidenciais – a melhor atitude nesse momento é apenas observar e aguardar ser perguntado.
– Humildade! Quando começar a realizar suas tarefas, não demonstre ser o melhor no assunto, mesmo que você se sinta ser. Aceite com humildade as instruções que lhe forem passadas, mesmo que já domine a função com excelência.
– Seja natural! Não tente forçar uma personalidade, atitude ou aparência que não lhe são normais no seu dia-a-dia, como sorrir em excesso, vestir-se de maneira extravagante, apertar demais as mãos dos novos colegas, tentar ser engraçado, etc.
– Caso não compreenda alguma parte do processo relacionado à nova função, comunique-se com seu superior e tente obter treinamentos internos. Outra saída é o investimento na carreira: procure centros de treinamento especializados.
– Não tente esconder suas falhas, inseguranças ou insatisfações, engavetando papéis ou problemas. Procure a ajuda de seu superior ou da área de Recursos Humanos e, dependendo do problema, você também pode entrar em contato com outros profissionais da área aptos a esclarecer e resolver o problema.
– Se você está mudando apenas de área e não de emprego, não tente mudar radicalmente suas características pessoais ou atitudes profissionais, as pessoas perceberão e isso poderá causar um impacto diferente do desejado e até negativo a você e/ou ao seu atual dirigente.
– Se você estiver mudando de função, passando a desempenhar um trabalho novo, ou ingressando em uma organização cujos produtos são totalmente diferentes daqueles com os quais você lidava antes, é fundamental obter algum material promocional da empresa (catálogos, folhetos, demonstrativos de resultados, etc.), para não cometer enganos ou emitir opiniões indevidas ou inoportunas.
– Saiba o nome das pessoas de sua área. Se acontecer de esquecer o nome de alguém, procure se informar com outra pessoa, e não com a própria. Além de criar uma situação constrangedora, você pode sugerir que essa pessoa não lhe pareceu importante.
– Procure absorver o máximo de informações sobre a empresa, logo nos primeiros dias, para sentir-se “pertencente” ao time, e não um “peixe fora d’água”. Caso você dependa de alguém para fornecer essas informações ou treiná-lo para a função, procure não interrompê-la. Converse com ela logo de início e veja como podem ser feitas as sessões de treinamento e esclarecimentos de dúvidas.
– Se você estiver substituindo alguém que deixou a empresa ou o cargo, evite ligar para essa pessoa no novo emprego ou onde quer que ela esteja – esclareça suas dúvidas com quem ficou na organização ou com seu superior.
– Sempre peça um feedback sobre seu desempenho. Não se esqueça de revisar os objetivos a serem atingidos (e o quão próximo está deles), para que se certifique de que compreendeu a missão da empresa e que está em plena sintonia com ela.
Tags: pesquisa de clima qualidade de vida liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes