O ambiente empresarial tem se tornado mais competitivo nas últimas décadas, aumentando seu grau de complexidade e gerando incertezas quanto ao futuro das empresas e das pessoas, assim rápidas mudanças são exigidas nas organizações e nos seus colaboradores. Independente da conjuntura em que esteja inserida ou das suas características internas, as organizações devem desenvolver estratégias destinadas à melhoria do seu desempenho e da sua capacidade competitiva. Neste sentido, pelo menos no discurso empresarial, observa-se uma valorização das pessoas na organização, no sentido de atentar para questões relacionadas à Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho.
Infelizmente nem todos percebem as pessoas como essenciais para estratégia organizacional e como fonte de diferencial competitivo, e muitas vezes não atentam para as condições da Qualidade de Vida no Trabalho que as pessoas estão submetidas que muitas vezes são precárias.
Na Pesquisa de Clima Organizacional são evidenciados os fatores relacionados ao clima organizacional que contribuem para a geração de um ambiente de trabalho motivador para a organização, levantando os fatores condicionantes para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho.
Segundo Ayres (1999) a essência da pesquisa de clima organizacional é o mapeamento das percepções sobre o ambiente interno da organização, como um ponto de partida igualmente válido para a mudança e o desenvolvimento organizacional. Nota-se que a Pesquisa de Clima Organizacional, se bem implantada, pode ser uma fonte estratégica de percepção e diagnóstico das condições e qualidade do ambiente de trabalho e o que o circunda.
Outro aspecto a ser analisado é a cultura. Neste contexto, o clima organizacional busca retratar o estado de satisfação dos colaboradores em relação a diversos itens, dentre os quais: a empresa; o seu trabalho; a ele mesmo; aos colegas de trabalho, às condições de trabalho; à sua chefia/gerência, etc, bem como visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia-a-dia. E todos estes itens e principalmente esta coerência é que auxiliam na busca e percepção de Qualidade de Vida no Trabalho.
Tags: pesquisa de clima qualidade de vida liderança persuasão curriculum curriculo cv curriculum vitae dicas recolocação recursos humanos rh vagas empregos entrevistas carreira idiomas formação acadêmica objetivo profissional recrutamento e seleção Mercado de Trabalho Profissionais Experientes