Que o objetivo esteja com você

Que o objetivo esteja com você

A importância de criar um currículo claro e objetivo para a oportunidade de trabalho desejada.

Em tempos de crise estamos sujeitos a desanimar com tantas coisas negativas nos rodeando, aquele sentimento ruim nos puxando para o lado negro da força.
Primeiro passo é não desanimar com os obstáculos e manter a cabeça erguida, o grande alicerce para um desfecho “feliz” é o que definimos como meta.

Importante ter foco no objetivo a ser alcançado, principalmente quando trata-se de “objetivo profissional”. Tenho visto constantemente currículos sem objetivo aparente, dando a impressão que o personagem esta “atirando” para todos os lados. Pensem comigo: o primeiro contato que temos com vocês em
muitas das vezes é o currículo, sendo literalmente o trailer da sua carreira profissional e quanto mais confuso, mais distante a oportunidade fica.

Se atente com as informações inseridas no seu currículo, procure adaptá-lo de acordo com a vaga que está  interessado em concorrer, caso contrário o seu papel virará rascunho (e não é isso que queremos, ok), ou o seu e-mail excluído (essa doeu).

Planejamento estratégico está presente até mesmo ao elaborar o seu currículo, não se deixe levar ao lado negro da força ao fazer tudo com pressa, ou, de qualquer jeito:

Sinta a força e imagine o selecionador lendo o seu currículo;
Concentre-se nos pontos que pode melhorar;
Perceba se a fonte está em um tamanho agradável de ler (geralmente 12), cuidado com as famosas “TrueType” (principalmente a comum e sem vida “Time News Roman”), mas também não vá de “Comic Sans”, prefira as sucintas como Arial.
Nada de molduras ou caracteres que remetam crenças (aquele bendito “trevo de quatro-folhas” que já vi tantas vezes).
Faça um resumo coerente das empresas no qual prestou serviço (foque as atividades de acordo com a oportunidade de interesse). saiba ponderar o que é relevante e o que não é.
Uma dica muito importante que ainda é corriqueiro (parecendo até ser brincadeira), é o e-mail! Nada de emails da época dos primeiros acessos ao computador, nada de nicknames no endereço eletrônico, independente da vaga ou empresa, o e-mail pode revelar um pouco mais do perfil de vocês.

Qual é a imagem mental do candidato com os seguintes emails: mulekezika_vidaloka@qualquercoisa.com;meninasapeka_19@qualquercoisa.com ?

Envelope é desnecessário, bem como papeis específicos para imprimir o currículo, seja o mais “clean” possível, o sulfite A4 já basta, sem contar que hoje o meio mais comum de lidar com currículos são os eletrônicos.

Sempre que for convocado para uma entrevista, certifique com o selecionador se há necessidade de levar umcurrículo, pois há empresas que adotam essa prática e outras não, e JAMAIS esqueça de levar uma caneta, você sempre precisará dela e ainda causará uma impressão de comprometimento.

Essa foi a primeira dica, a porta de entrada para uma possível entrevista, revise o seu currículo por várias vezes e sinta se está claro para a oportunidade que tanto almeja,

“Que a força esteja com você”

Texto escrito por Fábio Santos

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.