Recrutamento e Seleção, um não existe sem o outro! Um atrai o outro!
Também os indivíduos e as empresas estão envolvidos em um circulo onde um atrai o outro. Assim como a empresa apresenta sua necessidade de um bom profissional, bons profissionais tem a necessidade de boas organizações, eles também atraem e selecionam empresas, formando opiniões a respeito delas.
Fazer uma boa seleção é lucrativo para as duas partes: Organização x Colaborador, quando a mão de obra já vem qualificada os gastos para aprimorá-la são menores, em contra partida, para o colaborador, quão melhor seu potencial, melhor será seu reconhecimento perante a organização.
Recrutamento de Pessoal: Segundo Toledo (1981 p. 66), “recrutamento é a série de atividades que trata dos estudos e contatos com o mercado de mão de obra, assim como da primeira convocação de candidatos”.
Recrutamento são os passos tomados pela empresa que se inicia com o surgimento da necessidade de mão-de-obra apresentado pela empresa, até o ponto da entrevista. O recrutamento avulta como um sistema que visa atrair candidatos. Algumas fontes de pesquisa são, ou podem ser utilizadas neste processo. Sendo elas:
Pesquisa externa: a pesquisa no mercado.
Pesquisa Interna:a busca dentro da organização. Voltada para valorização da mão-de-obra e busca de motivação na própria organização.
Como as pesquisas o Recrutamento também pode ser Interno: buscando o perfil de profissional na própria organização, o que da certa economia pois fica mais fácil selecionar o perfil desejado, ou, Externo: onde é feito todo um trabalho de divulgação, para apresentar ao mercado a necessidade da organização em se encontrar um colaborador.
Feito o Recrutamento, partimos para a Seleção.
Seleção de Pessoal: Para Aquino, Cleber (1980 p. 164), “A seleção caracteriza-se pela investigação, junto aos aprovados pelo recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade. Inicia-se com as provas, apesar de alguns o realizarem com entrevistas.” Uma boa Seleção de Pessoal resulta em um bom profissional para a organização, isso é fato. Mas como se realizar essa seleção é o que se difunde nas organizações. A escolha de boas técnicas será o diferencial durante a seleção. Cito algumas que corriqueiramente são utilizadas, na sequência:
-Entrevista de Seleção;
-Provas de conhecimento ou capacidade;
-Testes de Personalidade;
-Técnicas de Simulação.
Lembrando que a seleção, além de ser uma ferramenta que apresenta o colaborador a empresa, pode ser utilizada, quando bem aplicada como descoberta de talentos, cabe ao gestor de RH conhecer e estimular o entrevistado para saber se o mesmo tem potencial ou não, se tem o perfil da empresa ou não. Em toda seleção, a entrevista pessoal é a que mais influência na hora da tomada de decisão.
Obs. Não só a empresa deve trabalhar para realizar um bom recrutamento e futuramente a seleção de pessoal, todo profissional tem o dever de conhecer a empresa onde ele busca um emprego. Não tenha só um bom curriculum, pesquise na internet, converse com o porteiro da empresa, busque conhecer a missão, visão e os valores da organização. E quando da entrevista, demonstre ao gestor de RH que você não está ali por estar, e sim para somar, que conhece a empresa e que realmente tem algo a oferecer. Isso com certeza te colocará um passo à frente dos demais.
Escrito por: Vanderlei Moraes