Recrutamento e seleção: momento de planejar
Pode-se entender “Recrutamento” como conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse Recrutamento requer um cuidadoso planejamento.
Os processos de Recrutamento e seleção podem ser considerados os mais importantes subsistemas relacionados ao trabalho do profissional da área de Recursos Humanos.
É durante esse processo que o profissional traduzirá a necessidade da empresa em suprir seu capital humano através da triagem e das entrevistas, sejam elas individuais ou em grupo, haja vista que as duas abordagens causam efeitos proveitosos para o recrutamento eficaz. Segundo Chiavenato (1983) o recrutamento é o processo de atrair cada vez mais, candidatos qualificados, dentro ou fora da organização, para assumir a vaga desejada e, desta forma se torna necessário à qualificação tanto do profissional que recruta como do profissional que se candidata, uma vez que apenas os candidatos mais qualificados iram assumir, de fato, as novas posições.
Uma vez iniciada a seleção de pessoal o profissional irá trabalhar no levantamento de necessidades de suprimento de vagas ou de ampliação do quadro de colaboradores, divulgação do perfil desejado, triagem de currículos, preparo para entrevistar os candidatos mais qualificados e assim partir para o processo de recrutamento. No processo de recrutamento o candidato também terá tempo hábil para eliminar quaisquer dúvidas que possam existir sobre a oportunidade e a empresa para a qual se candidatou. O profissional recrutador terá a oportunidade de apresentar, pessoalmente a oportunidade e tudo que esteja ligado a ela.
Portanto o processo de recrutamento e seleção necessita de total dedicação profissional para se desenvolver de maneira eficiente. O contrário disso garantirá um fracasso para o processo, bem como para o profissional que está desenvolvendo o trabalho e para a imagem da empresa. Destarte, outrora essa ferramenta nunca foi tão importante e tão amplamente usada e trabalhada de maneira cada vez mais qualificada e valorizada.