Recursos Humanos: O Investimento Necessário Para A Sobrevivência De Qualquer Organização.

Recursos Humanos: O Investimento Necessário Para A Sobrevivência De Qualquer Organização.

 

O Capital humano é sem dúvida o maior valor de uma organização. Empresas que investem em pessoas, não só favorecem a relações de trabalho como mantém um desempenho diferenciados no mercado. Investir em RH não é mais uma necessidade, é uma estratégia.

Cada vez mais a sociedade cobra por serviços e produtos de qualidade, garantir a eficiência de um serviço de qualidade não necessariamente está conectado apenas a produção e marketing, ambas são apenas a ponta do iceberg que contribui para índice de satisfação do usuário.

A receita final para garantir a satisfação dos usuários depende diretamente do funcionário motivado, engajado e comprometido com a organização.

Quantas vez você entrou em uma loja decidido a comprar aquele produto de última geração, que passou meses pesquisando, e teve a triste decepção de não conseguir realizar a tão sonhada compra devido ao péssimo atendimento do vendedor que o atendeu?

Provavelmente você teve a infelicidade de ser atendido por um colaborador que se enquadra em uma das três opções:

a) Sem o treinamento necessário para realizar um atendimento de qualidade e eficiência.

b) Com o perfil inadequado para o cargo e função.

c) Insatisfeito com a gestão e desmotivado com os valores da organização.

As três opções acima representam a falta de importância que as organizações acrescentam ao fator humano. A culpa não é 100% do vendedor, casos como o exemplo citado acima ocorre diariamente em lojas, shopping centers e varejo em geral.

Sabe quem é o maior responsável?

O maior responsável pelo baixo desempenho nos resultados e para a insatisfação dos clientes pode ser o próprio dono do negócio pela importância dispensada ao investimento humano dentro do seu próprio negócio.

Se você é gestor de loja ou empresário e acompanha o mercado econômico, então já percebeu que as vendas não andam nada bem nos últimos tempos. Diante disso é imprescindível que seja feito um levantamento de necessidade para identificar as razões do mau desempenho, caso contrário, esteja preparado para fortes turbulências e possivelmente pelo encerramento dos seus serviços no âmbito do mercado comercial.

Na maioria dos casos, o problema pode ser interno, tal como; falha ao avaliar o candidato adequado na hora de recrutar e selecionar, deficiência da operação por falta de conhecimento do produto e técnica de atendimento, ou insatisfação interna dos colaboradores que se sentem desmotivados devido a remuneração, liderança, comunicação, entre outros indicadores.

A boa notícia é que a solução também pode ser interna!

É hora de investir em recursos humanos para sua empresa e cuidar da saúde organizacional que ainda a “mantem de pé”. Lembre-se que o maior capital de uma organização são as pessoas.

Texto escrito por: Jair Eduardo de Oliveira

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.