Seja líder de todo um sistema e não apenas de uma equipe
Segundo a professora Hérica Santos, o tema liderança é complexo e instigante, por este motivo, sempre é alvo de estudos e infinitas pesquisas daqueles que procuram compreender e traduzir os comportamentos e atitudes humanas.
Na maioria das vezes, a liderança pode definir o sucesso ou o fracasso de uma organização.
Não podemos enxergar os líderes como super humanos ou pessoas dotadas de algo especial, e diferenciá–los de pessoas comuns.
Para que uma liderança seja efetiva, devemos levar em consideração vários fatores que oportunizam tal comportamento; o interesse pessoal, o objetivo ou foco da liderança, o meio em que se lidera, a organização, o contexto social e econômico, as necessidades do grupo, etc… Podemos dizer que é praticamente impossível liderar de forma desvinculada.
E é a partir desta visão global que surge o tema Liderança Sistêmica.
Um sistema é comporto por coisas e pessoas que estão envolvidas em uma mesma causa, ou focam no mesmo objetivo e efeito.
Ter visão sistêmica é enxergar o todo maior que o individual, entendendo que o mapa não é o território, pois não podemos julgar um processo, uma empresa, ou até mesmo um grupo se dele não fazemos parte.
Liderança sistêmica tem a ver com o senso de pertencimento do líder e de seus liderados.
Se sentir pertencente e contribuir para o crescimento do todo e não apenas focar no individual.
A liderança sistêmica leva em conta as conexões de todos os pilares fundamentais para a gestão, para o planejamento e, sobretudo, para o gerenciamento de pessoas.
E esta se configura como uma nova forma de agir e pensar que traduz, portanto, um conceito necessário ao mundo atual que se apresenta complexo, mutável e conectado.
Assim é possível ampliar a visão e o entendimento do contexto e melhorar a tomada de decisão.
A abordagem sistêmica permite aos líderes serem melhores, e conduzirem processos, empresas e pessoas com maior abrangência, considerando todas as variáveis e os seus impactos.
Assim o pensamento e visão sistêmica permite um entendimento integral da realidade por meio de fluxos circulares e conectados, em vez de apenas relações de causa e efeito.
A liderança sistêmica permite um pensamento e uma visão mais ampla, sendo este capaz de enxergar a empresa, o processo e seus liderados, como mecanismos vivos, e interligados ecologicamente, de forma a facilitar a parceria e a compreensão da realidade.
Interligando pontos e interesses, contidos em diversos aspectos que estão presentes em qualquer meio, o líder sistêmico possui maior capacidade de visão ampla e positiva, isenta de subjetividade.
Assim, a liderança sistêmica significa integrar aspectos subjetivos e objetivos.
Considerando a conexão entre o futuro e o presente, honrando e respeitando o passado, que é o histórico de qualquer organização.
Ao incorporar o pensamento sistêmico as habilidades do líder, teremos um profissional servindo além daquilo que se propôs, abordando um papel de aglutinador dentro e fora das organizações.
Através da liderança sistêmica além de exercitar a liderança institucional, o profissional atenderá as necessidades das pessoas, das organizações e dos grupos ao qual pertence.
E essas necessidades estão pautadas na direção, pois, as pessoas precisam saber aonde vão, qual é o plano de futuro e qual a estratégia a ser seguida
Quando se fala de pessoas, trata-se de processos de desenvolvimento: mudança de padrão de comportamento, autoconsciência, autoconhecimento e autoestima.
Os profissionais que trabalham com pessoas, principalmente a área de RH e os gestores de área, precisam também se preocupar com a formação e o autodesenvolvimento, pois para lidar com o desenvolvimento do outro, é preciso antes se desenvolver, e pensar sistemicamente.
Ser líder sistêmico e não apenas de equipes, faz o profissional ir muito além de suas capacidades e habilidades profissionais.
Pois transcende as barreiras empresariais e envereda na seara humana, primitiva e cada vez mais essencial no universo corporativo e humano.
Pessoas necessitam de pessoas para sobreviver e perpetuar, empresas precisam de pessoas para administrar e estas pessoas para serem completas e entregar o que o mercado atual exige deve pensar, viver e liderar sistemicamente.
Pois o mercado não tem mais espaço para acadêmicos complexos e profundos, mas para líderes que conhecem a profundidade e apesar de tudo também experimentam a superfície para tocar o outro, tocar o processo e acima de tudo liderar o sistema.
Texto escrito por: Cassia Breia