Seleção Não é Eliminar, Seleção é Escolher

A arte de conseguir o melhor, no meio dos melhores em um processo de Recrutamento e Seleção.

Para nós, gestores, que já realizamos todas as etapas de um processo de Recrutamento e Seleção e já no final deparamos que não só temos que eliminar e sim também escolher, o que podemos fazer diante dessa situação?

Se estamos com um grupo de candidatos e já foram passados nossos testes e mais testes, já sabemos quem será o escolhido e até tudo bem. E quando em um grupo de candidatos só restaram apenas os melhores entre outros melhores? 
Daí talvez possa se tornar uma tarefa um tanto indecisa, mesmo que nós, gestores, já usamos todas as nossas técnicas.

Será que nessa hora podemos contar com nossa  amiga intuição!?
Acredito que ela possa vir ajudar quando estamos em situações parecidas como esta citada, afinal ela faz parte do nosso conjunto de conclusões, mas não podemos usá-la sempre até porque existe um preconceito em cima disso.
Quem sabe assim,a intuição mesmo por muitas vezes deixadas de lado, nos salve de selecionar e nos ajude na arte escolher o melhor.

        Vale lembrar que candidatos são pessoas e não podemos brincar como se fossem peças de um jogo qualquer, sendo eliminando apenas.
E que nós, gestores em Recursos Humanos, gostamos de pessoas e intuição com certeza faz parte de nós que mesmo como candidato ou como gestor somos todos humanos.


Texto escrito por Joice Bernardo

 

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.