Testes de proficiência no processo de seleção: melhore o desempenho já!
Que um profissional que deseja ascender na carreira precisa dominar um ou mais idiomas estrangeiros todos sabem. O duro é ter de lidar com essa realidade e encarar a enxurrada de obstáculos para adquirir fluência em outra língua.
No caso da língua inglesa, idioma com que muitos brasileiros têm contato desde muito cedo, há um crônico medo dos testes de proficiência, exames padronizados que medem a habilidade para falar, ouvir, ler e escrever, fundamentais para quem quer enriquecer o currículo e buscar novas e valiosas vagas no mercado. Nessa esteira, vale dizer que muitas empresas exigem chancelas como o TOEFL, IELTS, Cambridge English Exam ou Pearson Test of English, por exemplo.
De acordo com os professores da escola online Voxy, preparar-se para um exame de proficiência não é o mesmo que se preparar para as provas que você tem na escola. Se nas provas o aluno geralmente pode estudar os tópicos que vão ser avaliados, nos exames de proficiência é impossível saber o que vai cair. Tais testes vão avaliar o seu nível geral, por isso aqui estão algumas dicas para você melhorar o seu desempenho global em testes de proficiência:
1. Comece cedo. O aprendizado de uma língua não acontece da noite para o dia, e estudos demonstram que a prática regular funciona melhor que estudar muito de uma vez só.
2. Pratique nas condições impostas pelo exame. Conforme o seu exame se aproxima, pratique por duas ou três horas sem se levantar, para que você se acostume com a dinâmica do teste.
3. Pratique os tipos de perguntas que você verá no exame. Você deve ler trechos acadêmicos e garantir que consiga responder perguntas que exijam deduções e previsões.
4. Anote as palavras que você não conhece. Mas não interrompa sua leitura para procurar cada palavra no dicionário. Tente entender os significados através do contexto.
5. Pratique ouvindo inglês nativo. Garanta uma prática de audição de pessoas reais falando inglês real.
6. Pratique conversação. Caso o exame que você quer fazer possua uma parte dedicada à conversação, você deve praticar conversando com falantes nativos.
7. Tente achar assuntos do seu interesse. Estudos mostram que as pessoas passam mais tempo trabalhando em suas habilidades linguísticas quando estão interessadas no que leem e ouvem. Então, assista programas de TV e vídeos em inglês, leia notícias interessantes, leia sobre coisas que você gosta, como cozinhar ou praticar esportes ou viajar.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso