1- CONHECIMENTO DA ESTRUTURA ATUAL:
Nesta fase deve ser levantada toda a informação possível sobre as estruturas de cada departamento, identificando principalmente: os diferentes cargos existentes, a quantidade de cada um, os salários de cada um, relação nominal dos colaboradores de cada área, organograma da empresa se houver, relação alfabética dos cargos e salários de toda empresa, Descrições dos cargos se houverem.
A partir destas informações o Analista que realizará o trabalho tomará conhecimento da estrutura da empresa como ela é hoje, facilitando seu planejamento para poder iniciar seus levantamentos em áreas que possam fluir os trabalhos com maior velocidade e entendimento pelas lideranças da área, paralelamente apoiará e disponibilizar-se-á para as áreas com maiores dificuldades na fase de levantamento e entendimento das atividades e responsabilidades que deverão estar descritas nas Descrições de Cargos.
2- DESCRIÇÃO DOS CARGOS:
A “descrição de cargo” é um documento onde se registra todas as informações e requisitos de cada cargo na empresa. Ao final desta fase teremos uma fotografia do que cada colaborador faz em suas respectivas áreas de trabalho. As principais informações de uma descrição são:
– Nomenclatura do cargo atual, área em que aparece na estrutura da empresa;
– Nomenclatura do cargo atual, área em que aparece na estrutura da empresa;
– Quem são as pessoas que realizam esta função na empresa;
– Principais tarefas, responsabilidades e sua freqüência, (diária, semanal, etc);
– Principais requisitos do ocupante para realizar as tarefas.
– Quais recursos, equipamentos e condições necessárias que utilizam durante a realização do trabalho.
– Que autoridade e autonomia necessitam durante a execução.
– A quem se subordina ou a quantidade de pessoas que lidera.
– Objetivos do cargo.
Texto retirado do site: www.slideshare.net