Vai mesmo demitir os melhores profissionais ?
Em tempos de economia instável , muitas empresas enxugam a folha de pagamento para garantir sua saúde financeira . No entanto , sem alguns cuidados , demissões estratégicas podem gerar mais problemas . Ao dispensar funcionários de forma emergencial , muitos gestores acabam abrindo mão de seus melhores talentos . ” Quando a demissão é feita de forma desordenada , é comum manterem no negócio aqueles com quem têm mais contato ou afinidade e não necessariamente os mais qualificados¨ , diz Neusa Miguel .
Para complementar a gestão de competências , os RH integrou avaliação comportamental ao plano sistema de gestão de RH na nuvem , focado na busca por mais produtividade e retenção de talentos . Com esses dados objetivos , os gestores podem buscar o melhor equilíbrio entre a contribuição do capital humano , a qualidade do produto e a sustentabilidade do negócio .
Entre as ferramentas gerenciais imprescindíveis estão relatórios dos funcionários com os melhores e os piores resultados , informações sobre os custos das equipes e avaliações do desempenho .
Mas não é só no momento de desligar profissionais que a informação gerencial faz a diferença . Os sistemas de gestão de RH são grandes aliados também na hora de obter e reter os melhores recursos para cada posição .
Quando cruzamos as informações de experiências e conhecimento técnico , teste comportamental , resultados em testes específicos e impressões em uma entrevista . Temos uma visão muito mais ampla e assertiva dos candidatos . O processo fica mais rápido e menos passível de erro .
Antes , para contratar , dependíamos do feeling do gestor. Agora o processo é mais objetivo. Usou esses recursos para traçar o perfil do time ideal , o que vem ajudando as equipes no dia – a dia , esses dados também nos orientam no desenvolvimento dos profissionais que já temos . Com crise ou não , quem vai se ariscar a perder os melhores talentos ?
Texto escrito por Flávio Guimarães