Você acha que cometeu um erro no processo de seleção! E agora? O que fazer?

Erros de Seleção custam caro e, por isso, a maioria das empresas é cautelosa na implementação dos processos de Recrutamento e Seleção, a fim de evitar consequências negativas de médio prazo.

Se você suspeita que o funcionário contratado NÃO é realmente a pessoa certa para o cargo, siga estes passos abaixo:

O primeiro passo para obter a resposta certa é olhar-se no espelho!

Será um problema do funcionário ou…ele está simplesmente refletindo suas próprias deficiências como um chefe e líder? Essa é difícil de responder, não é mesmo? Mas vale uma auto análise e uma boa dose de humildade!

O Segundo passo é observar de perto o comportamento do funcionário que lhe desagrada. Será que ele está abusando de uma liberdade que você mesmo lhe deu?

Por exemplo: longos almoços ou atrasos na hora de chegar pela manhã ou atrasos para entrar em reuniões… será que este comportamento não acontece simplesmente porque você não deixou claro que considera um comportamento inaceitável?

O terceiro passo é dar objetivos e metas bem claros para o periodo de experiência – razoáveis, é claro – para este funcionário atingir.

Se o funcionário realmente não consegue cumprir com o que é esperado para sua função e experiência, então aí está sua resposta!

Mas se mesmo passando pelos passos acima descritos, você gostar da pessoa, achar que ela tem potencial e desejar dar-lhe uma segunda chance, experimente colocá-la em outro cargo, onde possa desempenhar com excelência. Procure um departamento onde você acredite que este funcionário possa se ajustar tanto com a equipe quanto com as exigencias do cargo.

Agora, se você contratou alguém que obviamente não está trazendo resultados, está causando turbulência com a equipe ou está lhe trazendo prejuízo, então é importante corrigir o problema rapidamente. Prolongar a questão só vai baixar a produtividade e o moral do resto da equipe.

A maioria dos empregadores fica desconfortável ​​na hora de despedir um empregado, mas você estará fazendo à empresa e aos outros membros da equipe um desserviço se você não agir rapidamente quando  “cair a ficha” de que você cometeu um erro de contratação!

Fonte:Site Seeker

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching

HR Hunter, Consultoria de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, tem como expertise: Recrutamento e Seleção, Treinamento Comportamental, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e Coaching.