Comprometer-se com uma atividade profissional exige certa dose de paixão.
Para que nos dediquemos de corpo e alma a um projeto é necessário que nos identifiquemos com ele. Da mesma forma que deve ser muito difícil conviver com alguém que não amamos, e quase impossível superar dificuldades ao lado desta pessoa, comprometer-se com uma atividade profissional exige certa dose de paixão. Pessoas apaixonadas têm uma visão diferente dos problemas – enxergam obstáculos como algo a ser superado, e não como um impedimento para suas conquistas. Dedicam-se ao seu trabalho com uma carga extra de energia, pois realmente querem alcançar seus objetivos e estão dispostos a certo grau de sacrifícios para tanto. Quando não estamos muito animados, toda e qualquer dificuldade se transforma em uma boa desculpa para desistirmos de nossos projetos. Mas se queremos alguma coisa de verdade, o que para os outros é motivo de desânimo, para nós é apenas um inconveniente, e continuamos adiante.
Note bem que há uma grande diferença entre o que chamamos de “workaholics” – ou viciados em trabalho – e aqueles que são realmente apaixonados por sua atividade profissional. Os primeiros têm certa compulsão por manter-se ocupados, fugindo, mesmo que de forma inconsciente, de outras áreas de sua vida em que talvez não se sintam felizes e nem muito à vontade, enquanto os apaixonados encontram prazer verdadeiro naquilo que fazem, e também encontram alegria nos momentos compartilhados com a família, os amigos, ou um hobby qualquer. Conheço muitos profissionais apaixonados – e muito bem sucedidos! São verdadeiros artistas de diversas áreas, que colocam muito de si em tudo o que fazem, e por isso fazem tudo com tanta perfeição e beleza.
Dedicar um pouco de atenção a nós mesmos, às coisas que gostamos e que despertam nossa curiosidade e nosso interesse, mesmo que à primeira vista pareçam muito simples ou sem importância, é um passo essencial para definirmos os rumos de nossa carreira – e de nossa vida. Um pouco de silêncio interior pode falar mais alto do que a avalanche de informações que nos atinge todos os dias, misturando emoções e valores, poluindo nossa percepção e prejudicando nossos sentidos, levando-nos a tomar decisões que parecem atraentes, mas que são incompatíveis com nossa alma, com nosso coração. Atração não basta quando se trata de projeto de vida, e precisamos de amor se estamos realmente buscando o sucesso.